Observatório Astronômico de Piracicaba é o novo parceiro do Clube

April 15, 2018

O Clube Centauri iniciou uma grande parceria com o Observatório Astronômico de Piracicaba, localizado no km 3 da Rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.

O ano de 2018 será marcado pela parceria forte do Clube com um dos observatórios mais respeitados do estado de São Paulo, o encontro contou com os membros Rodrigo, Izabela, Octávio e Bruno com uma honrosa recepção do astrônomo Nelson Travinik. O Observatório conheceu as atividades do Clube após a 3º edição do Encontro Paulista de Astronomia, rendendo bons frutos para ambos os lados.

A visitação pública ao Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum acontece todos os sábados (salvo dias chuvosos) das 18h30 ás 21h30 com entrada franca.

A partir deste sábado 5, “o rei dos planetas” passa a ser o principal astro a ser focalizado pelos telescópios do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, OAPES, órgão da Secretaria Municipal de Educação. Seu brilho aguça a curiosidade e mesmo aquele que não tem o hábito de olhar o céu, fica perguntando que “estrela” brilhante é aquela que surge a leste a partir das 20h00 na constelação da Virgem com magnitude de -2,3. São então informados que aquilo não é uma estrela e sim o planeta Júpiter conhecido como “o rei dos planetas” em razão do seu gigantesco volume no qual caberiam todos os outros planetas do sistema solar.