Uma visão incrível de Marte

Em julho de 2018, observadores do céu poderão contemplar uma visão de perto de Marte, mesmo sem um telescópio! De fato, em 31 de julho, Marte estará mais próximo da Terra em 15 anos.

 

Por que isto ocorrerá?

Como todos os planetas do nosso sistema solar, a Terra e Marte orbitam o Sol. A Terra está mais perto do Sol e, portanto, se move ao longo de sua órbita mais rapidamente. A Terra faz duas viagens ao redor do Sol na mesma quantidade de tempo que Marte leva para fazer uma viagem.

Às vezes os dois planetas estão em lados opostos do Sol e estão muito distantes uns dos outros. Outras vezes, a Terra alcança seu vizinho e passa relativamente perto dele. Isso é chamado de maior aproximação de Marte com a Terra, e estará acontecendo este ano em 31 de julho. A Lua também estará perto de Marte nessa noite!

Tenha em mente que, mesmo durante sua aproximação, Marte ainda estará a mais de 57 milhões de quilômetros da Terra. Isso é muito longe. Então, Marte não aparecerá tão grande quanto a Lua no céu, mas parecerá maior do que o normal.

 

Julho e agosto serão ótimos momento para observar Marte. Através de um telescópio, você deve normalmente ser capaz de distinguir algumas das características claras e escuras do Planeta Vermelho - e às vezes até o gelo polar.

 

No entanto, uma enorme tempestade de poeira marciana está obscurecendo essas características no momento, portanto, menos detalhes planetários estão visíveis.

Há outra importante data de Marte em julho: a oposição de Marte. A oposição de Marte ocorre quando Marte, a Terra e o Sol se alinham, com a Terra diretamente no meio. Este evento estará acontecendo em 27 de julho deste ano. Embora você possa ver notícias enfocando uma dessas duas datas, Marte ficará visível por muitos meses. Por cerca de três semanas antes e três semanas após a oposição e a maior aproximação, o planeta aparecerá do mesmo tamanho para um observador do céu.

 

De 7 de julho a 7 de setembro, Marte será o terceiro objeto mais brilhante do céu (depois da Lua e de Vênus), brilhando ainda mais do que Júpiter. A melhor época para ver Marte durante esse período é várias horas após o pôr do sol, quando Marte aparecerá mais alto no céu. Marte ainda será visível depois de julho e agosto, mas a cada mês ele diminuirá de tamanho à medida que se deslocar para mais longe da Terra em sua órbita ao redor do Sol.

 

Em outras notícias do céu, haverá um eclipse solar parcial em 13 de julho, mas será visível apenas no norte da Antártida e no sul da Austrália. No dia 27 de julho (a partir das 20:21 UTC – no horário de Brasília será às 17:21h), um eclipse lunar total será visível na Austrália, Ásia, África, Europa e América do Sul. Para aqueles espectadores, Marte estará bem ao lado da Lua eclipsada!

 

Se você quiser fazer uma previsão para o próximo mês, prepare-se para a chuva de meteoros Perseidas em agosto. Não é cedo demais para planejar uma escapadela no céu escuro para a chuva de meteoros mais popular do ano!

 Rover Curiosity tirando uma "Selfie" no planeta vermelho. Cortesia do programa NASA Space Place.

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Observando a Lua e além: O cinquentenário da Apollo 11.

July 1, 2019

Clube e IFSP irão realizar 1º Torneio Regional de Foguetes

June 28, 2019

Junho, o mês do Asteroide.

May 31, 2019

1/1
Please reload

Tags

CONTATO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Clube Centauri - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Izabela Almeida.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now