Como o nosso Sol se compara com outras estrelas?

July 4, 2018

Crédito: ESA / NASA.

Nosso sol é uma bola quente e brilhante de hidrogênio e hélio no centro do nosso sistema solar. Tem 1.392.000 km de diâmetro, o que o torna 109 vezes mais largo que a Terra. A temperatura superficial chega a 5.500 graus Celsius, e 15.000.000 graus Celsius no núcleo. Nosso sol é bem impressionante, mas como se compara a outras estrelas? Há bilhões de estrelas a mais na galáxia Via Láctea - a galáxia que chamamos de lar. E há muitos, muitos mais no resto do universo.

O nosso sol é especial?

Acontece que o nosso sol é uma estrela de tamanho médio. Existem estrelas maiores e há estrelas menores. Encontramos estrelas que são 100 vezes maiores em diâmetro do que o nosso sol. Verdadeiramente, essas estrelas são enormes. Também vimos estrelas com apenas um décimo do tamanho do nosso sol.

Nosso sol é um pouco incomum porque não tem nenhum amigo. É apenas um sol cercado por planetas, asterioides, cometas e planetas anões. Mas os sistemas solares podem ter mais de um sol. Na verdade, esse é frequentemente o caso. Mais da metade de todas as estrelas estão em sistemas estelares múltiplos. Isso significa que o sistema solar tem dois ou mais sóis nele.

Cortesia: NASA SPACE PLACE

Você pode imaginar ter dois sóis no céu ao mesmo tempo? Bem, há muitos planetas por todo o universo onde isso é normal.

Saiba mais em: https://spaceplace.nasa.gov/