Evento do eclipse total do Sol de 2019 no Observatório de La Silla do ESO no Chile

July 5, 2018

Em 2 de Julho de 2019 um dos fenômenos naturais astronômicos mais impressionantes será visível no Observatório de La Silla do ESO no Chile — um eclipse total do Sol. Uma vez que tais eventos são muito raros — o próximo visível em La Silla ocorrerá daqui a 212 anos — o ESO organizará uma campanha de atividades de divulgação e observação no local, permitindo assim ao grande público assistir a este extraordinário evento. Neste sentido, estarão disponíveis a partir das 08:00 (horário de Brasília) de sexta-feira, dia 13 de Julho de 2018, bilhetes para participar neste evento.

Estão disponíveis online mais informações sobre o evento do ESO. Na loja do ESO estarão disponíveis 300 bilhetes a partir das 08:00 (horário de Brasília) de sexta-feira, dia 13 de julho. Os bilhetes custam 200 euros e incluem transporte desde o sopé da montanha de La Silla até ao Observatório, óculos para usar durante o eclipse e acesso a todos os eventos e atividades no local. A venda de bilhetes será feita segundo o princípio de atendimento por ordem de chegada.

Os eclipses solares totais são fenômenos raros, ocorrendo em média uma vez a cada 360 anos para determinado local. Trata-se de uma oportunidade única a não perder, tanto para entusiastas de astronomia como para qualquer pessoa que gostaria de ver um evento astronômico verdadeiramente dramático.

No dia 2 de julho de 2019, a Lua cobrirá a face do Sol, transformando o dia em noite num eclipse solar total que cobrirá uma faixa de 150 km de largura no norte do Chile. Milhares de visitantes vindos de todas as partes do globo viajarão até à região para ver este fenômeno, que terá como pano de fundo a paisagem do deserto chileno.

Mais informações:

Gustavo Rojas