Melhor oportunidade de observar o planeta Marte

July 14, 2018

Este mês, Marte, o Planeta Vermelho, está novamente acessível aos olhares dos habitantes do Planeta Três. O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, órgão da Secretaria Municipal de Educação, além da observação ao telescópio, está programando palestras e projeções de vídeo com documentários das sondas espaciais lançadas para monitorar e explorar com robôs a sua superfície. Marte já está visível a leste a partir das 21 horas como uma destacada “estrela” de cor avermelhada.

NASA/Mars

Com exceção da Terra, Marte é o planeta mais bem estudado e cartografado graças as várias sondas espaciais lançadas pela NASA e Agência Espacial Européia. Na astronomia, a importância de Marte vem sobretudo de haver dado lugar a descoberta das leis do movimento planetário estabelecidas pelo alemão Johannes Kepler. No próximo dia 27, Marte estará em oposição, isto é, alinhado com a Terra e o Sol e a 57.900.000 km, projetado sobre a constelação do Capricórnio e ostentando uma magnitude de – 2,8, portanto, sendo visto mais brilhante que o planeta Júpiter que também se encontra em evidência. Somente quatro dias depois, no dia 31, o planeta estará em sua maior aproximação à Terra, a exatos 57.750.000 km, algo que só se repetirá em 15 de setembro de 2035. Se a olho nu irá dominar as atenções, ao telescópio ele exerce um fascínio ainda maior. Além de regiões de diferentes matizes, deparamos com algo familiar a nós: a calota polar tal qual existe em nosso planeta. A isto acrescente outros fatores como a duração de um dia marciano parecido com a Terra em 24h 37m 23s bem como a inclinação de 23º 27’ do equador em relação a orbita. Essa inclinação faz com que as estações do ano estejam também presentes, contudo com o dobro da duração uma vez que o ano em Marte tem 687 dias. No último dia 23 de maio teve inicio em Marte o equinócio do outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul. Julho será um mês com notáveis atrações no céu. Na segunda quinzena, todos os quatro planetas discerníveis a olho nu, Marte, Júpiter, Saturno e Vênus, serão vistos simultaneamente ao anoitecer, algo que atrairá as atenções gerais.  No dia 27 coincidindo com a oposição de Marte, estará ocorrendo um eclipse total da Lua com algumas etapas visíveis no Brasil. Julho é, pois, um mês com os olhares voltados para o céu.

Nelson Travnik é astrônomo e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

OAPES é parceiro do Clube Centauri