Noite de 27 de julho terá Eclipse Lunar visível no Brasil

O maior eclipse lunar do século 21 ocorrerá este mês e vai transformar a cor da lua em “vermelha de sangue”. Simultaneamente, acontecerá outro fenômeno: Marte aparecerá mais brilhante que o normal, passando muito próximo da Terra.

O Eclipse Lunar é um fenômeno astronômico onde Sol - Terra - Lua ficam alinhados, a Luz incidente do Sol até a Lua é interceptada pela Terra, causando um ofuscamento no satélite natural. Devido a perturbações na atmosfera, a Luz não é totalmente bloqueada, mas deixa passar apenas o comprimento de onda da cor vermelha, por isso a Lua ficará com aparência avermelhada. Tal fenômeno é conhecido popularmente como Lua de Sangue.

Os países da América Latina observarão a última parte do fenômeno. No Brasil, a “Lua de Sangue” alcançará seu ponto máximo às 20h21 GMT (14h21 horário de Brasília).

Regiões de visibilidade do Eclipse Lunar (27/07)