O primeiro Objeto Interestelar do Sistema Solar é acelerado inesperadamente

July 14, 2018

 

Usando observações do Telescópio Espacial Hubble da NASA e de observatórios terrestres, uma equipe internacional de cientistas confirmou que o primeiro objeto interestelar conhecido a viajar pelo nosso sistema solar, Oumuamua,  teve um impulso inesperado em velocidade e mudança de trajetória, quando passou pelo sistema solar interior no ano passado.

"Nossas medições de alta precisão da posição de Oumuamua revelaram que havia algo afetando seu movimento além das forças gravitacionais do Sol e dos planetas", disse Marco Micheli, do Centro de Coordenação de Objetos Situacionais da Agência Espacial Européia (ESA). Frascati, Itália, e principal autor de um artigo descrevendo as descobertas da equipe.

Analisando a trajetória do visitante interestelar, o co-autor Davide Farnocchia, do Centro para Estudos de Objetos da Terra Próxima (CNEOS) no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), descobriu que o aumento de velocidade era consistente com o comportamento de um cometa.

"Esta força sutil adicional em Oumuamua provavelmente é causada por jatos de material gasoso expelido de sua superfície", disse Farnocchia. "Esse mesmo tipo de liberação afeta o movimento de muitos cometas em nosso sistema solar."

Normalmente, os cometas ejetam grandes quantidades de poeira e gás quando aquecidos pelo sol. Mas, de acordo com o cientista da equipe Olivier Hainaut, do European Southern Observatory, “não havia sinais visíveis de saída de gás de Oumuamua, então essas forças não eram esperadas”.

A equipe estima que a saída de Oumuamua pode ter produzido uma quantidade muito pequena de partículas de poeira - o suficiente para dar ao objeto um pouco de velocidade, mas não o suficiente para ser detectado.

Karen Meech, astrônoma do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí e co-autora do estudo, especulou que pequenos grãos de poeira, presentes na superfície da maioria dos cometas, corroem durante a longa jornada de Oumuamua pelo espaço interestelar.

"Quanto mais estudamos ′ Oumuamua, mais empolgante fica", disse Meech. "Estou impressionado com o quanto aprendemos com uma curta e intensa campanha de observação. Mal posso esperar pelo próximo objeto interestelar!"

′ Oumuamua, com menos de 800 metros de comprimento, agora está mais distante do Sol do que Júpiter e se afastando do Sol a cerca de 70.000 km / h enquanto se dirige para os arredores do sistema solar. Em apenas mais quatro anos, passará a órbita de Netuno no caminho de volta ao espaço interestelar.

Como ′ Oumuamua é o primeiro objeto interestelar já observado em nosso sistema solar, os pesquisadores alertam que é difícil tirar conclusões gerais sobre essa recém-descoberta classe de corpos celestes. No entanto, observações apontam para a possibilidade de que outros sistemas estelares ejetem regularmente pequenos objetos semelhantes a cometas e que haja mais deles flutuando entre as estrelas. Pesquisas futuras baseadas no solo e no espaço poderiam detectar mais desses andarilhos interestelares, fornecendo uma amostra maior para os cientistas analisarem.

 

Para mais informações acesse : https://www.nasa.gov/press-release/our-solar-system-s-first-known-interstellar-object-gets-unexpected-speed-boost

 

Please reload

Our Recent Posts

Observando a Lua e além: O cinquentenário da Apollo 11.

July 1, 2019

Clube e IFSP irão realizar 1º Torneio Regional de Foguetes

June 28, 2019

Junho, o mês do Asteroide.

May 31, 2019

1/1
Please reload

Tags

CONTATO

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram

© 2018 Clube Centauri - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Izabela Almeida.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now