20 de Julho de 1969: Um grande salto para a humanidade

No dia 20 de Julho de 1969, o astronauta americano Neil Armstrong foi o primeiro terráqueo a pisar em solo extraterrestre. As marcas da pisada de Armstrong são um simbolo da evolução tecnológica humana.

A missão Apollo 11 levou 3 astronautas a Lua, Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, o ultimo ficou orbitando dentro da nave e não chegou a descer na superfície lunar.

A frase dita por Neil Armstrong momento antes de tocar os pés no solo lunar foi escutada por milhões de pessoas no mundo todo e ficou eternizada:

"Um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”

Armstrong e Aldrin exploram a superfície por duas horas e meia, coletando amostras e tirando fotos.

Eles deixam para trás uma bandeira americana, um remendo homenageando a tripulação caída da Apollo 1 e uma placa em uma das pernas de Eagle. Aqui se lê: "Aqui os homens do planeta Terra puseram os pés pela primeira vez sobre a lua. Julho de 1969 AD Chegamos em paz por toda a humanidade."

Em uma entrevista anos depois, Armstrong elogia as "centenas de milhares" de pessoas por trás do projeto. "Todo sujeito que está montando os testes, acionando a chave de torque, e assim por diante, está dizendo, homem ou mulher, 'Se alguma coisa der errado aqui, não vai ser minha culpa"

FONTE: NASA