Por que Vênus é mais quente que Mercúrio?

February 14, 2019

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol ficando a uma distância média de 57 milhões de quilômetros. Vênus é o segundo mais próximo, 108 milhões de quilômetros distante do Sol. Se quanto mais próximo do Sol mais radiação recebe, por que Vênus é mais quente que Mercúrio?

De fato, a temperatura em um dia mercuriano é altíssima ultrapassando seus 400 ºC, porém uma noite em mercúrio pode ser friamente desagradável, chegando a -170,00 ºC. Essa variação térmica diminui a temperatura média do planeta, isso porque Mercúrio fica tão perto do Sol que não consegue "segurar" sua própria atmosfera. Então Mercúrio não tem uma atmosfera? Até tem, mas é tão fina que tem pouca influência no pequeno planeta.

Vênus, apesar do dobro da distância, é bem maior que Mercúrio, possui uma atmosfera densa e sofre um violento efeito estufa que torna a temperatura noturna praticamente igual a temperatura do dia venusiano. Dessa forma, o calor irradiado do Sol fica preso no efeito estufa de Vênus, esquentando o planeta com uma temperatura média de 450 ºC.

O efeito estufa é causado por um bloqueio atmosférico que faz com que as ondas de calor retornem a Terra logo após refletirem na superfície, controlando a temperatura média. Os gases estufas são os componentes atmosféricos capazes de bloquear essa radiação. Esse efeito não é ruim, alias é graças a ele que a temperatura da Terra não sofre variações bruscas num mesmo dia. O problema é o Efeito Estufa Descontrolado, como o de Vênus, que causa um sobreaquecimento de proporções praticamente irreversíveis e fatal para a vida biológica.