As Estações do Ano no Sistema Solar
- Rodrigo Raffa
- 21 de jun.
- 3 min de leitura
Entenda como são as estações em outros planetas do Sistema Solar
Por: Kat Troche
Traduzido por Rodrigo Raffa
Revisado por Marco Centurion
Aqui na Terra, passamos por uma mudança de estação a cada três meses. Mas e no restante do Sistema Solar? Como seria um dia ensolarado em Marte? Quanto tempo duraria um inverno em Netuno? Vamos fazer uma viagem por alguns planetas e imaginar como seriam as estações por lá.

Outono Marciano
Apesar de Marte e a Terra terem inclinações axiais quase idênticas, um ano em Marte dura 687 dias terrestres (quase 2 anos da Terra), por estar, em média, a 228 milhões de km do Sol — fazendo com que esteja no final do outono, no momento, no planeta vermelho. Essa distância e uma atmosfera fina tornam o clima marciano pouco acolhedor. Um recente boletim meteorológico da Cratera Gale registrou uma máxima de -28°C na semana de 20 de maio de 2025.

Sete Anos de Verão
Saturno possui uma inclinação de 27°, muito semelhante aos 25° de Marte e aos 23° da Terra. Mas as semelhanças param por aí. Com uma órbita de 29 anos, cada estação no planeta dos anéis dura cerca de sete anos. Embora não possamos vivenciar uma estação saturniana, podemos observar um fenômeno interessante da Terra: a travessia do plano dos anéis. A mais recente ocorreu em março de 2025, permitindo que víssemos os anéis de Saturno "desaparecerem" da vista.

Uma Vida Inteira de Primavera

Ainda mais distante do Sol, cada estação em Netuno dura mais de 40 anos. Embora as mudanças sejam mais lentas e menos dramáticas que na Terra, cientistas observaram atividade sazonal na atmosfera de Netuno. As imagens acima foram feitas entre 1996 e 2002 com o Telescópio Espacial Hubble, com o brilho do hemisfério sul indicando mudança de estação.
Enquanto damos as boas-vindas ao verão aqui na Terra, você pode construir um modelo de rastreamento solar que demonstra o caminho do Sol no céu durante as estações. Você pode encontrar esse e muitos outros recursos divertidos nas atividades de energia e comprimento de onda da NASA.
Este artigo foi originalmente redigido pelo Night Sky Notes da NASA, um programa do qual o Clube Centauri faz parte, recebendo mensalmente artigos científicos e realizando suas traduções para divulgação.
Comments