top of page

Construção de um motor de foguete de propelente sólido no ensino médio


O envolvimento de escolas, professores e alunos em projetos que abrangem o desenvolvimento de foguetes na educação básica já é algo consolidado. Isso se deve a a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que desde sua primeira edição em 2007 tem oferecido oportunidades únicas para a concepção, construção e lançamento de foguetes feitos a partir de garrafas PET, com o objetivo de alcançar distâncias horizontais cada vez maiores. (OBA, 2023)



No âmbito do ensino médio, destaca-se a categoria de foguetes propulsionados por meio de uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. Nessa configuração, a reação química gera como subproduto o dióxido de carbono, o qual atua como agente pressurizador do foguete. Ao ser acionado o gatilho, o foguete é ejetado, demonstrando a aplicação da Terceira Lei de Newton, na qual a pressão exercida no solo gera uma força de reação que propulsiona o foguete. (SNOVARSKI, 2018)


Desde 2021, a MOBFOG introduziu uma categoria para alunos do ensino médio, a de Propelente Sólido. Nessa nova categoria, os motores que impulsionam os foguetes são baseados na reação de oxirredução entre a sacarose (açúcar) e o nitrato de potássio, que é comumente encontrado em fertilizantes agrícolas. No entanto, é importante destacar que, devido ao caráter exotérmico dessa reação, que resulta na liberação de energia na forma de calor, os cuidados com a segurança devem ser rigorosos.


A nova categoria proporciona uma abordagem mais realista das ciências envolvidas nos foguetes tradicionais. As chamas e o som intenso resultantes da reação do propelente sólido são elementos que adicionam um verdadeiro espetáculo aos olhos dos alunos durante o lançamento. (ALVES, 2020).



No ensino médio, é viável integrar os princípios da ciência dos foguetes com os conteúdos das disciplinas de Física e Química. Essa integração abrange tópicos relacionados à cinemática, dinâmica, reações de oxirredução e compostos orgânicos, proporcionando aos alunos uma compreensão mais abrangente dos conceitos subjacentes e enriquecendo sua formação acadêmica na construção do conhecimento.


Este artigo tem como objetivo popularizar os foguetes de propelente sólido, inspirando novos participantes. Para tanto, será apresentada informações fundamentais relacionadas a construção dos motores de propelente sólido do tipo KSNU.


RAFFA, R. F; OTAKI, A. M; MARQUES, G.T; CORREA, J.P.C; DOS SANTOS, L.L. Construção de um motor de foguete de propelente sólido no ensino médio. Entre caminhos: reflexões sobre educação, arte, ciência e tecnologia. Salto/SP: Editora Fox Tablet, 2023.ISBN 978-85-66799-67-5. Disponível em http://www.foxtablet.com.br/baixe-ebook-gratuito-sobre-educacao-arte-ciencia-e-tecnologia-2023/


Explore o artigo completo, com todos os detalhes e passos, acessando o arquivo a seguir.
Artigo completo
.pdf
Download PDF • 508KB

Comments


bottom of page