Abril será um mês importante não só para a Astronomia mas também para a Astronáutica, com pelo menos duas missões agendadas da ISS (Estação Espacial Internacional) e lançamento de mais satélites da rede StarLink.
06 de abril: Lua em conjunção com Saturno
Na madrugada do dia 06 (terça feira), olhe para a direção leste por volta das 03h00 para observar os astros em conjunção, Saturno estará com magnitude de 0,75 (bem visível) enquanto a Lua estará em fase minguante.
07 de abril: Lua em conjunção com Júpiter
Na madrugada do dia 07 (quarta-feira), a nossa Lua com apenas 20 % da sua face voltada para a Terra iluminada, estará ao lado, visualmente, do maior planeta do Sistema Solar. Júpiter estará com magnitude -2,09 (muito brilhante). Para observa-los, basta olhar a leste após as 03h30 da manhã.
Também nesse dia, haverá um lançamento do Foguete Falcon 9 com mais 60 satélites StarLink a partir da Base de Lançamento do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse o Site da SpaceX.
17 de abril: Lua em conjunção com Marte
Logo após o por do Sol, no dia 17 (sábado), será possível observar Lua e Marte muito próximos. Olhe na direção Oeste, a partir das 18h30 até 21h00 (no horizonte). Marte tem sido destaque ultimamente devido a Missão Perseverance, recém chegada ao planeta vermelho.
O objetivo principal da missão é buscar sinais de vida antiga e coletar amostras de rocha e regolito (rocha quebrada e solo) para possível retorno à Terra.
No dia 17, também haverá missão de retorno da ISS para a Terra. A astronauta Kate Rubins, da NASA, e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov retornarão da Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave Soyuz MS-17.
22 de abril: Pico da Chuva de Meteoros Lirideas
Aos amantes das chuvas de meteoros, se preparem para boas observações na madrugada do dia 22 (quinta-feira), por volta das 02h30 observe o máximo da chuva de meteoros Lirideas (LYR), com previsão entre 18 e 90 meteoros por hora e magnitude de 2.1. Lua não atrapalha a observação.
Para encontrar a Constelação de Lyra, busque a sua estrela mais brilhante, Vega (Alfa Lyra) na direção Norte.
Também no dia 22, está programado o lançamento da missão Crew-2 da SpaceX, levando os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur (Nasa), Akihiko Hoshide (Jaxa), e Thomas Pesquet (ESA) para a ISS.
Ansiosos para o mês de Abril? Não se esqueçam de observar também a famosa Constelação de Leão, que estará facilmente visível durante todo o mês. Dicas e curiosidades foram postadas em um post recente aqui no nosso blog, confere lá!
Referências
Efemérides Astronômicas - Prof. Marcos Calil
NASA Science - Mars 2020 Perseverance
Space Calendar - April 2021
Stellarium
Comments