• Rodrigo Raffa

De olho no céu em Abril

Abril será um mês importante não só para a Astronomia mas também para a Astronáutica, com pelo menos duas missões agendadas da ISS (Estação Espacial Internacional) e lançamento de mais satélites da rede StarLink.


06 de abril: Lua em conjunção com Saturno


Na madrugada do dia 06 (terça feira), olhe para a direção leste por volta das 03h00 para observar os astros em conjunção, Saturno estará com magnitude de 0,75 (bem visível) enquanto a Lua estará em fase minguante.


07 de abril: Lua em conjunção com Júpiter


Na madrugada do dia 07 (quarta-feira), a nossa Lua com apenas 20 % da sua face voltada para a Terra iluminada, estará ao lado, visualmente, do maior planeta do Sistema Solar. Júpiter estará com magnitude -2,09 (muito brilhante). Para observa-los, basta olhar a leste após as 03h30 da manhã.


Também nesse dia, haverá um lançamento do Foguete Falcon 9 com mais 60 satélites StarLink a partir da Base de Lançamento do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse o Site da SpaceX.


17 de abril: Lua em conjunção com Marte


Logo após o por do Sol, no dia 17 (sábado), será possível observar Lua e Marte muito próximos. Olhe na direção Oeste, a partir das 18h30 até 21h00 (no horizonte). Marte tem sido destaque ultimamente devido a Missão Perseverance, recém chegada ao planeta vermelho.


O objetivo principal da missão é buscar sinais de vida antiga e coletar amostras de rocha e regolito (rocha quebrada e solo) para possível retorno à Terra.


No dia 17, também haverá missão de retorno da ISS para a Terra. A astronauta Kate Rubins, da NASA, e os cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov retornarão da Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave Soyuz MS-17.


22 de abril: Pico da Chuva de Meteoros Lirideas


Aos amantes das chuvas de meteoros, se preparem para boas observações na madrugada do dia 22 (quinta-feira), por volta das 02h30 observe o máximo da chuva de meteoros Lirideas (LYR), com previsão entre 18 e 90 meteoros por hora e magnitude de 2.1. Lua não atrapalha a observação.


Para encontrar a Constelação de Lyra, busque a sua estrela mais brilhante, Vega (Alfa Lyra) na direção Norte.


Também no dia 22, está programado o lançamento da missão Crew-2 da SpaceX, levando os astronautas Shane Kimbrough e Megan McArthur (Nasa), Akihiko Hoshide (Jaxa), e Thomas Pesquet (ESA) para a ISS.


Ansiosos para o mês de Abril? Não se esqueçam de observar também a famosa Constelação de Leão, que estará facilmente visível durante todo o mês. Dicas e curiosidades foram postadas em um post recente aqui no nosso blog, confere lá!


Referências

  1. Efemérides Astronômicas - Prof. Marcos Calil

  2. NASA Science - Mars 2020 Perseverance

  3. Space Calendar - April 2021

  4. Stellarium

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

© 2018 Clube Centauri - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Izabela Almeida.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram