top of page

O Céu de Abril: Planetas e Chuva de Meteoros

O mês de abril reserva um verdadeiro espetáculo celeste para os amantes da astronomia! Com diversas conjunções planetárias, ocultações e uma bela chuva de meteoros, este será um período ideal para observar o firmamento. Prepare seus telescópios, binóculos ou apenas encontre um lugar com pouca poluição luminosa para aproveitar esses eventos.


Conjunções Planetárias e Ocultações


1 e 2 de abril



Pleiades
As Plêiades registradas em Itapetininga,SP comparada em um campo de visão mais aberto e mais fechado e ampliado. (Raffa, 2020)

Abrimos o mês com a conjunção entre a Lua e o aglomerado estelar Plêiades (M45), visível no início da noite na direção noroeste. No dia seguinte, a Lua se encontrará com Júpiter, também na direção noroeste, na constelação de Touro. As Plêiades (M45), também conhecidas como Sete Irmãs, veja figura, consiste de um aglomerado de estrelas jovem, cerca de centenas de milhares de anos, e está localizado na constelação zodiacal de Touro. Como mostrado na figura, as M45 possuem um brilho azulado, sendo fácil de serem observadas em ambos os hemisférios.



5 de abril


Lua Crescente.
Lua Crescente.

A Lua e Marte formarão um belo par celeste no início da noite, na direção nordeste, dentro da constelação de Gêmeos. Nosso satélite natural estará em fase crescente, uma bela oportunidade para observar suas crateras através de um telescópio.



12 de abril


Neste dia, teremos a ocultação da estrela Spica pela Lua, um evento visível na direção leste, na constelação de Virgem, por volta das 21h30. Esse fenômeno ocorre quando a Lua passa em frente a uma estrela, bloqueando sua luz temporariamente.


19 de abril


Vênus, Saturno e Mercúrio formarão um belo trio planetário antes do amanhecer na direção leste, na constelação de Peixes. Além disso, Netuno também estará no mesmo campo de visão e poderá ser observado com o uso de binóculos.



25 de abril


Uma conjunção especial entre a Lua, Vênus e Saturno acontecerá antes do amanhecer. No mesmo dia, a Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio estarão alinhados no céu, proporcionando um dos mais belos encontros celestes de 2025. Os planetas estarão nas constelações de Peixes e Baleia.


28 de abril


Vênus e Saturno continuarão próximos, separados por apenas 3°, sendo um ótimo momento para observação antes do amanhecer na direção leste.


30 de abril


Encerramos o mês com mais uma conjunção entre a Lua e Júpiter, visível no início da noite na direção noroeste, novamente na constelação de Touro.


Chuva de Meteoros Lyridas


Na madrugada do dia 22 de abril, o céu será iluminado pelo máximo da chuva de meteoros Lyridas. Os meteoros dessa chuva são conhecidos por sua velocidade e brilho intenso, podendo ser observados na direção norte. Essa chuva de meteoros está associada ao cometa C/1861 G1 Thatcher e ocorre anualmente entre os dias 16 e 25 de abril, com pico no dia 22.

Para melhor observação, busque um local afastado das luzes urbanas e dê preferência à observação após a meia-noite, quando a taxa de meteoros por hora tende a aumentar.




Abril promete ser um mês empolgante para os observadores do céu. Fique de olho nessas efemérides e aproveite os espetáculos celestes! 🌠🔭

Comments


bottom of page