EXPLORE

Aqui você poderá baixar arquivos relacionados a astronomia para diferentes finalidades.

Todo o material é livre e testado pelos membros do clube garantindo sua qualidade.

foguete espaço universo estrelas clube de astronomia centauri
planeta terra saturno espaço sideral universo cometa asteroide lua astro clube de astronomia centauri

PLANETÁRIO VIRTUAL STELLARIUM

O melhor software para reconhecimento dos céus e que pode ser útil para previsões de eventos astronômicos regulares é o Planetário Virtual Stellarium disponível para download. Disponível em OSX, Linux e Windows.  Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!

MANUAL DE ASTRONOMIA

Livro voltado para educadores e astrônomos leigos, escrito por João Batista Garcia Canalle possuí uma linguagem simples e bem descrita de astronomia básica. Uma ótima recomendação para apreciadores dos céus que desejam conhecer um pouco da teoria, também é parte da bibliografia da Olimpíada de Astronomia.

COSMOS - SÉRIE DE 1980

Baseada na literatura de Carl Sagan e apresentada pelo próprio autor, dublada. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

NASA SPACE PLACE

O programa a qual o Clube Centauri faz parte disponibiliza um web site para acesso de diversos tipos de informações astronômicas. Com uma boa didática, em inglês, é sempre atualizado para manter a qualidade no padrão NASA.