top of page

Como o nosso Sol se compara com outras estrelas?


Crédito: ESA / NASA.

Nosso sol é uma esfera quente e brilhante composta majoritariamente de hidrogênio e hélio no centro do nosso sistema solar. Tem 1 milhão e 400 mil km de diâmetro, o que o torna 109 vezes mais largo que a Terra. A temperatura superficial chega a 5.500 graus Celsius, e 15.000.000 graus Celsius no núcleo. Nosso sol é bem impressionante, mas como se compara a outras estrelas? Há bilhões de estrelas a mais na galáxia Via Láctea - a galáxia que chamamos de lar. E há muitos, muitos mais no resto do universo.

O nosso sol é especial?

Acontece que o nosso sol é uma estrela de tamanho médio. Existem estrelas maiores e há estrelas menores. Encontramos estrelas que são 100 vezes maiores em diâmetro do que o nosso sol. Verdadeiramente, essas estrelas são enormes. Também vimos estrelas com apenas um décimo do tamanho do nosso sol.

Nosso sol é um pouco incomum porque não tem nenhuma companheira estelar. É apenas um sol cercado por planetas, asterioides, cometas e planetas anões. Mas os sistemas solares podem ter mais de um sol. Na verdade, é o mais comum. Mais da metade de todas as estrelas estão em sistemas estelares múltiplos. Isso significa que o sistema solar tem dois ou mais sóis nele.


Cortesia: NASA SPACE PLACE


  1. Sol: Nossa estrela-mãe, localizada no centro do nosso sistema solar. É uma estrela de classe G com uma temperatura superficial de aproximadamente 5.500°C e uma luminosidade relativamente estável. Sua distância até a Terra é de cerca de 150 milhões de quilômetros.

  2. Betelgeuse: Uma supergigante vermelha na constelação de Orion. Betelgeuse é uma das estrelas mais brilhantes do céu noturno e é conhecida por sua coloração avermelhada. Comparada ao Sol, é significativamente maior, com um diâmetro estimado entre 600 e 700 vezes maior que o do Sol.

  3. Sirius: A estrela mais brilhante no céu noturno, localizada na constelação de Cão Maior. Sirius é uma estrela binária, composta por uma estrela principal de classe A e uma anã branca. A estrela principal, Sirius A, é cerca de 25 vezes mais luminosa que o Sol e tem uma temperatura superficial muito maior, aproximadamente 9.940°C.

  4. Rigel: Uma estrela supergigante azul na constelação de Orion, conhecida como "Pé Esquerdo" de Orion. Rigel é uma das estrelas mais brilhantes e massivas da Via Láctea. Comparada ao Sol, Rigel é cerca de 120 mil vezes mais luminosa e tem uma temperatura superficial de aproximadamente 11.000°C.

  5. Aldebaran: Uma gigante vermelha na constelação de Touro, facilmente reconhecida por seu brilho avermelhado. Aldebaran é cerca de 44 vezes mais luminosa que o Sol e tem uma temperatura superficial de aproximadamente 3.900°C. Comparada ao Sol, Aldebaran é maior em diâmetro, mas não tanto quanto Betelgeuse.

  6. Polux: Uma estrela gigante laranja na constelação de Gêmeos, localizada relativamente perto da Terra. Polux é cerca de 33 vezes mais luminosa que o Sol e tem uma temperatura superficial de aproximadamente 4.000°C. Em comparação com o Sol, Polux também é maior em diâmetro.


Essas estrelas representam uma diversidade de tamanhos, temperaturas e luminosidades quando comparadas com o Sol, destacando a incrível variedade de corpos celestes presentes em nosso universo.


Você consegue imaginar ter dois sóis no céu ao mesmo tempo? Aparentemente, em muitos exoplanetas isso é normal!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page