Astrofotografia com seu Smartphone

Por David Prosper

Tradução de Laura Albuquerque Costa

Revisão por Marco Centurion

Você já quis tirar fotografias noturnas como aquelas que você vê na internet, com a Via Láctea estendida pelo céu, uma Lua de Sangue durante um eclipse total, ou uma Nebulosa colorida? Muitas astrofotos levam horas, equipamentos caros e deslocamento para serem tiradas, o que pode intimidar novatos na astrofotografia. Contudo, qualquer um com uma câmera pode tirar fotos; mesmo que você apenas tenha um smartphone, você pode praticar astrofotografia. Sério!

Não espere começar com fotos no nível Hubble! Contudo, você pode tirar fotos surpreendentemente impressionantes praticando técnicas básicas: estabilidade, fixação de foco, longa exposição e processamento. Primeiro, estabilize seu smartphone para manter os objetos nítidos. Isso é importante, sobretudo em condições de baixa luminosidade. Um pequeno tripé é ideal, mas um suporte improvisado, como uma pedra ou pedaço de madeira, funciona também. A maioria dos aplicativos de câmera tem opções de timer/temporizador para regular a captura de uma foto por alguns segundos, o que reduz a vibração dos dedos enquanto se tira uma foto. Em seguida, fixe o seu foco. Smartphones usam foco automático, o que não é ideal para fotos com luminosidade baixa, especialmente se a câmera reajusta o foco enquanto tira a foto. Clique na tela do celular para focar em uma remota e brilhante estrela ou um poste de luz, então verifique suas opções para ajustar e focar. Regular o tempo de exposição da sua câmera também é essencial. Quanto mais tempo a câmera ficar aberta, mais luz ela capta – o que é fundamental para astrofotografia em baixa luminosidade. Comece configurando o tempo de exposição para alguns segundos. Com essas opções definidas, tire uma foto do seu alvo/objeto para testar! Se a câmera do celular não tiver essas alternativas, você pode baixar aplicativos que terão. Embora alguns celulares ofereçam configurações para astrofotografia, isso ainda é raro em 2021. Por fim, processe suas fotos usando um aplicativo de celular ou computador para exibir detalhes adicionais. Esse processamento é o segredo de toda a astrofotografia.

Agora você tem suas primeiras astrofotos! Se perguntando o que pode fazer a seguir? Pratique: tire várias fotos usando diferentes configurações, principalmente antes de decidir aprimorar seus equipamentos. Felizmente, existem muitos recursos para astrofotógrafos iniciantes. A NASA tem um eBook grátis com dicas abrangentes para astrofotografia em smartphones em ‘bit.ly/smartastrophoto’, e você também pode se juntar ao projeto Smartphone Astrophotography em ‘bit.ly/smartphoneastroproject’. Membros de grupos de astronomia dão dicas ou até mesmo aulas sobre astrofotografia; você pode achar um clube perto de você pesquisando “Clubs and Events” no site Night Sky Networks em “nightsky.jpl.nasa.gov’. Que você tenha céus limpos!

Um pequeno tripé para smartphone. Eles são relativamente caros – o autor achou esse em uma lojinha local!

A Lua é grande e brilhante, sendo uma ótima meta para iniciantes. O autor tirou essas duas fotos com um iPhone6s. A Lua crescente ao pôr do Sol (esquerda) foi tirada com o telefone apoiado no bagageiro de um carro; a foto aproximada das crateras lunares (direita) foi tirada pela lente de um telescópio Celestron C8 de um amigo.