top of page

Vênus e Júpiter próximos em Agosto


Como a Terra acelera ao longo de sua jornada anual ao redor do Sol, isso consistentemente ultrapassa os planetas exteriores mais lentos em sua órbita, enquanto os mundos interiores, os alcançam até passar a Terra periodicamente. Algum tempo depois de um mundo exterior — particularmente, um gigante gasoso lento — ser passado pela Terra, que parece migrar cada vez mais perto do Sol, eventualmente, parecendo deslizar-se por trás dele, de acordo com nossa perspectiva. Se você estiver observando Júpiter este ano, ele está fazendo exatamente isso: movendo-se de forma consistente de leste a oeste e mais perto do Sol, desde 09 de maio.

Por outro lado, os mundos internos passam pela Terra. Eles aceleram para longe de nós, em seguida, deslizam por trás do Sol, de oeste para leste, reemergindo no céu noturno da Terra para o leste do Sol. De todos os planetas visíveis a partir da Terra, os dois mais brilhantes são Vênus e Júpiter, que experimentam uma conjunção de nossa perspectiva apenas cerca de uma vez por ano. Normalmente, Vênus e Júpiter vão aparecer separados por cerca de 0,5º para 3º na maior aproximação. Isto é devido ao fato de que nem todos os planetas do Sistema Solar orbitam na mesma perfeição o plano bidimensional.

Mas neste verão, como Vênus emerge atrás do Sol e começa a aproximar-se da Terra, Júpiter se afastará, em direção ao Sol, do ponto de vista da Terra, ao mesmo tempo. Em 27 de agosto, todos os três planetas—Terra, Vênus e Júpiter—formarão quase uma linha reta perfeita.

Como resultado, Vênus e Júpiter, em 21:48 horário Universal, vão aparecer separados por apenas 4 arcos-minutos, o conjunto mais próximo de planetas a olho nu desde a conjunção Vênus / Saturno em 2006. Visto a direita um ao lado do outro, é assustador o quanto mais brilhante parece Vênus do que Júpiter; em magnitude -3,80, Vênus aparece cerca de oito vezes mais brilhante do que Júpiter, com magnitude -1,53.

Olhem para os céus ocidentais imediatamente após o pôr do sol em 27 de agosto, e os dois planetas mais brilhantes de todos—mais brilhantes do que todas as estrelas—farão um duo brilho no céu crepuscular. Assim que o sol estiver abaixo do horizonte, o par será de cerca de dois punhos (no comprimento do braço) à esquerda do desaparecimento do Sol e cerca de um punho acima de um horizonte liso. Você pode precisar de binóculos para encontrá-

los inicialmente e separá-los. Através de um telescópio, um grande, Vênus crescente aparece não mais distante de Júpiter do que Callisto, a mais distante do satélite Galileu.

Como um bônus, Mercúrio está nas proximidades. Com apenas 5º abaixo e à esquerda do par de Vénus / Júpiter, Mercúrio alcançou um conjunto distante com Vênus menos de 24 horas antes. Em 2065, Vênus vai realmente ocultar Júpiter, passando em frente do disco do planeta. Até então, as únicas conjunções comparativamente estreitas entre estes dois mundos ocorrerão em 2039 e 2056, o que significa que é uma pena algum esforço especial – incluindo viajar para obter o céu limpo e um bom horizonte – para ver!

Crédito da imagem: E. Siegel, criado com o Stellarium, de uma pequena parte dos céus ocidentais como aparecerão neste 27 de agosto, logo após o pôr do Sol dos Estados Unidos, com Vênus e Júpiter separados por menos de 6 arco-minutos, como mostrado. O encarte mostra Vênus e Júpiter como eles serão exibidos através de um telescópio amador muito bom, no mesmo campo de visão.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page