top of page

Como é o interior de Marte?


Marte é um planeta vizinho da Terra no sistema solar. Os exploradores robóticos da NASA o visitaram algumas vezes. Ao orbitar, pousar e andar sobre o Planeta Vermelho, aprendemos muito sobre cânions, vulcões, rochas e o solo marciano. No entanto, ainda não sabemos exatamente como é o seu interior. Esta informação pode tem grande relevância para os cientistas, para que se possa entender sobre como ele e o sistema solar foram formados. Nesta primavera (referente a estação norte-americana), a NASA está lançando uma nova missão para estudar o interior de Marte, chamada Mars InSight. InSight - abreviação de Exploração de Interiores usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor.

Quando a InSight aterrissar em Marte ainda este ano, ela não irá apenas dirigir pela superfície do planeta, como um rover. Em vez disso, a InSight irá aterrar e depositar instrumentos ao chão nas proximidades e assim, coletar informações. Assim como um médico que usa instrumentos para entender o que está acontecendo dentro do seu corpo, a InSight usará três instrumentos científicos para descobrir o que está acontecendo dentro de Marte. Um desses instrumentos é chamado de sismógrafo. Em nosso planeta, os cientistas utilizam o sismógrafo para estudar as vibrações que ocorrem durante terremotos.

O que em Marte, terá a funcionalidade de medir as vibrações de terremotos no planeta, conhecida como “marsquakes”. Sabemos que na Terra, diferentes materiais, vibram de maneiras distintas. Contudo, estudando as vibrações de marsquakes, os cientistas têm a esperança de descobrir quais materiais estão contidos dentro do planeta. A lander InSight também conta com uma sonda de calor que medirá a temperatura em Marte. Com o auxílio de uma escavadeira, que irá cavar 16 metros abaixo da superfície, e medir a quantidade de calor proveniente do interior do planeta. Essas informações, poderão nos ajudar a descobrir como Marte foi formado e se é ou não composto pelo mesmo material da Terra e da Lua. Os cientistas já sabem que o núcleo marciano é composto de ferro. Mas o que mais pode haver lá? A InSight tem um instrumento chamado Rotation and Interior Structure Experiment(Experimento de Rotação na Estrutura Interior), ou simplesmente RISE, que nos ajudará a descobrir. Embora o módulo de pouso InSight permaneça em um ponto no planeta vermelho, ele oscila quando orbita o Sol. O RISE tem a função de manter o controle da localização da InSight para que os cientistas tenham uma forma de medir essas oscilações. Esta informação ajudará a determinar quais materiais estão no centro de Marte e se o núcleo é líquido ou sólido. A InSight coletará milhares de informações sobre como é Marte em seu interior.

Uma ilustração artística mostrando como pode ser ointerior da estrutura de Marte.

Créditos de Imagem: Nasa / JPL-Caltech

Um dia, esses novos detalhes da InSight nos auxiliarão a entender mais sobre como os planetas, incluindo o nosso lar, a Terra, vieram a existir.

bottom of page