Existem muitos lugares na Terra onde é comum encontrar neve, mas você sabia que neva em outros planetas também? Aqui estão alguns lugares, além da Terra, onde se pode encontrar neve:
Marte
O polo norte e o polo sul de Marte tem calotas de gelo que aumentam e diminuem com as estações. Essas calotas de gelo são feitas, principalmente, de água congelada – O mesmo tipo de gelo encontrado na Terra. Porém, a neve que cai por lá é constituída de dióxido de carbono – o mesmo ingrediente usado para se fazer gelo seco na Terra. Dióxido de carbono está na atmosfera marciana, congela e cai na superfície como neve. Em 2017, o satélite de reconhecimento de Marte, da NASA, fez fotos das dunas de areia do polo norte de Marte. As encostas das dunas de areia estavam cobertas de gelo e neve de dióxido de carbono
Satélite de reconhecimento de Marte, da NASA obteve essa imagem de neve de dióxido de carbono cobrindo as dunas de Marte. Créditos: NASA/JPL/University of Arizona
Uma lua de Júpiter: Io
Existem dúzias de luas que orbitam Júpiter e uma delas, chamada Io, tem flocos de neve de enxofre. Em 2001, a nave espacial Galileu, da NASA, detectou esses cristais de gelo de enxofre logo acima do polo sul. O enxofre é lançado para o espaço de um vulcão na superfície de Io. No espaço, o enxofre congela rapidamente para a forma de flocos de neve e, novamente, cai para a superfície de Io.
Um vulcão disparando enxofre derretido para fora da superfície de Io.
Créditos: NASA/JPL-Caltech
Uma lua de Saturno: Encélado
Uma lua de Saturno – Encélado – possui gêiseres que disparam vapor de água para o espaço, que congela e cai de volta para a superfície como neve. Um pouco do gelo escapa da lua e passa a fazer parte dos anéis de Saturno. Os vapores de água vêm de um oceano aquecido que encontra-se abaixo da superfície gelada da lua. (Europa – lua de Júpiter – também é um satélite congelado com um oceano líquido abaixo de uma superfície congelada). Todo esse gelo e neve tornam Encélado um dos objetos mais brilhantes do nosso Sistema Solar.
Encélado como visto da nave espacial Cassini, da NASA. Créditos: NASA
Uma lua de Netuno: Tritão
A maior lua de Netuno é Tritão. Ela tem a superfície mais gelada conhecida em nosso Sistema Solar. A atmosfera de Tritão é composta, principalmente, de Nitrogênio. Esse nitrogênio congela em sua superfície, cobrindo Tritão com gelo de nitrogênio. Tritão possui gêiseres como Encélado, mas são menores e feitos de nitrogênio ao invés de água.
A missão Voyager 2 obteve essa imagem de Tritão. As listras pretas são produto dos gêiseres de nitrogênio. Créditos: NASA/JPL/USGS
Plutão
Longe em nosso Sistema Solar, descansa o planeta anão Plutão. Em 2016, cientistas da missão Novo Horizonte descobriram uma cadeia montanhosa em Plutão onde as montanhas são cobertas por neve e gelo de Metano.
O Nevado Cthulhu (pronúncia: kuh-THU-lu), cadeia de montanhas em Plutão.
Créditos: NASA/JHUAPL/SwRI
Além do nosso Sistema Solar
Pode até haver neve muito longe do nosso Sistema Solar! Kepler-13Ab é um planeta gigante e muito quente, 1.730 anos-luz da Terra. Possui nove vezes a massa de Júpiter e orbita muito próximo de sua estrela. O Telescópio Espacial Hubble detectou evidências de óxido de titânio — O minério utilizado no protetor solar — na atmosfera superior desse planeta. No lado mais frio de Kepler-13Ab que fica mais afastado de sua estrela central, a enorme gravidade do planeta pode ser a causa de que o óxido de titânio caia como neve.
Essa é uma representação artística de como Kepler-13Ab deve se parecer.
Créditos: NASA/ESA/G. Bacon (STScI)
Quer aprender mais a respeito do clima em outros planetas?
Confira NASA Space Place: https://spaceplace.nasa.gov/planet-weather