Escolas podem solicitar palestras de Astronomia

Estão abertas as inscrições para o 2º Ciclo de palestras escolares de astronomia, para participar basta que o coordenador pedagógico ou professor solicite a palestra temática aqui. As palestras são gratuitas, mas dependem da disponibilidade de palestrantes.

Na primeira edição do ciclo de palestras (2017) o Clube atendeu 16 escolas, cerca de 800 estudantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a ciência dos astros. O projeto marcou também a formação continuada dos docentes, que interagem diretamente nas atividades podendo aprender e reproduzir em sala de aula.

Itapetininga foi a cidade com maior participação no Ciclo, 11 escolas no total, Tatui (2), Sorocaba(2) e São Miguel Arcanjo (1) também puderam contar com a interação de alguns dos 50 membros oficiais do Clube Centauri.

Guilherme Guanho (11 anos), estudante do Colégio Dom Bosco é membro oficial do Clube Centauri, mas só tomou conhecimento do projeto em uma palestra ministrada em sua escola denominada "Viagem pelo Espaço-Tempo", o encantamento foi tanto que buscou cada vez mais aprender e se inscreveu para o processo seletivo de 2018, e foi aprovado.

"É preciso estimular os conhecimentos científicos dos alunos ainda no ensino fundamental, para que possamos ter mais cientistas, engenheiros, astrônomos e físicos no Brasil".

— Rodrigo Raffa

O objetivo do Clube Centauri é promover, através das palestras, o interesse pela área da Astronomia e da Astronáutica. As temáticas das atividades são convergentes a nova BNCC e é possível realizar práticas com telescópios mesmo de dia.

Dúvidas podem ser enviadas para o nosso e-mail.

clubecentauri2@gmail.com