Asteroid Day: O dia internacional do asteroid

No dia 30 de junho de 2018 foi comemorado mais uma edição do Asteroid Day, em todo o planeta sessões de observação, palestras e atividades foram desenvolvidas sobre a temática "Asteroides".

O Asteroid Day acontece anualmente em 30 de junho. É uma campanha de conscientização global em que pessoas de todo o mundo se reúnem para aprender sobre os asteroides, o impacto que podem causar e o que podemos fazer para proteger nosso planeta, famílias, comunidades e futuras gerações de futuros impactos de asteroides. O Asteroid Day é realizado todos os anos no aniversário do maior impacto da história recente, o evento Tunguska de 1908 na Sibéria. Um asteroide relativamente pequeno, com cerca de 40 metros de diâmetro ou o tamanho de um modesto edifício de escritórios, devastou uma área despovoada do tamanho de uma grande cidade metropolitana. Grandes e pequenos eventos organizados regionalmente acontecem no Asteroid Day, e vão desde palestras e outros programas educacionais a concertos ao vivo e eventos comunitários mais amplos, para conscientizar o público sobre a necessidade de maior detecção e rastreamento de asteroides.

Em 2018, o Clube Centauri realizou a atividade do Asteroid Day na 4º edição do Encontro Paulista de Astronomia, que aconteceu dia 23 de junho de 2018. Na ocasião, foram expostos meteoritos para que o publico reconhecesse as "pedras vindas do espaço". Os convidados do evento também puderam saber as diferenças entre meteorito, meteoro, cometa e asteroide.

Para participar do evento em 2019, acompanhe as atividades do Clube Centauri na página oficial do Facebook.