top of page

O que é uma Galáxia?


Nós vivemos em um planeta chamado Terra que faz parte do nosso sistema solar. Mas onde está o nosso sistema solar?

É uma pequena parte da galáxia da Via Láctea. Uma galáxia é uma enorme coleção de gás, poeira e bilhões de estrelas e seus sistemas solares. Uma galáxia é mantida unida pela gravidade. Nossa galáxia, a Via Láctea, também tem um buraco negro supermassivo no meio.

Quando você olha para as estrelas no céu noturno, você está vendo outras estrelas na Via Láctea. Se estiver muito escuro, longe das luzes das cidades e casas, você pode até ver as faixas empoeiradas da Via Láctea se estendendo pelo céu.

A galáxia da Via Láctea estica através do céu no marco nacional dos pináculos de

Trona em Califórnia. Foto por Ian Norman.

Existem muitas galáxias além da nossa, no entanto. Há tantos, não podemos nem mesmo contar todos eles ainda! O Telescópio Espacial Hubble olhou para um pequeno pedaço de espaço por 12 dias e encontrou 10 mil galáxias, de todos os tamanhos, formas e cores. Alguns cientistas acham que pode haver até cem bilhões de galáxias no universo.

Esta é a imagem tirada pelo Telescópio Espacial Hubble mostrando milhares de galáxias. Até os pequenos pontos são galáxias inteiras. O universo é um lugar muito grande!

Algumas galáxias são em forma de espiral como as nossas. Eles têm braços curvos que fazem parecer um cata-vento. Outras galáxias são lisas e ovais. Eles são chamados de galáxias elípticas. E também há galáxias que não são espirais ou ovais. Eles têm formas irregulares e parecem bolhas. A luz que vemos de cada uma dessas galáxias vem das estrelas dentro dela.

Às vezes as galáxias se aproximam demais e colidem umas com as outras. Nossa galáxia Via Láctea irá um dia encontrar Andrômeda, nosso vizinho galáctico mais próximo. Mas não se preocupe. Isso não acontecerá por cerca de cinco bilhões de anos. Mas mesmo que isso aconteça amanhã, você pode não perceber. As galáxias são tão grandes e espalhadas nas extremidades que, mesmo que as galáxias se colidam umas com as outras, os planetas e os sistemas solares geralmente não chegam perto de colidir.

Saiba mais em https://spaceplace.nasa.gov/galaxy/en/

bottom of page