top of page

Eclipse Lunar de janeiro e as Conjunções Matinais


Observadores nas Américas poderão prestigiar um eclipse lunar total na noite deste mês. Os “madrugadores” também irão poder detectar algumas conjunções matinais notáveis entre Vênus, Júpiter e a Lua no final de janeiro.

A Lua ficará com uma coloração avermelhada durante o Eclipse Total, visível no Brasil na madrugada do dia 20 de janeiro para 21 de Janeiro.

Um eclipse lunar total ocorrerá no dia 20 de janeiro e será visível do início ao fim para observadores localizados nas Américas do Norte e do Sul. Este eclipse pode ser um deleite para as pessoas que costumam dormir cedo. Os observadores ocidentais podem até assistir a todo o evento antes de meia noite. Os eclipses lunares demoram horas para serem concluídos e são mais impressionantes durante o eclipse total, isto é, quando a Lua é completamente envolvida pela sombra da Terra. Durante a totalidade(eclipse total), a cor aparente da Lua pode mudar para um tom mais alaranjado ou vermelho brilhante, graças à luz do sol que flui através da atmosfera da Terra - a mesma razão pela qual vemos o pôr do sol rosado. O eclipse penumbral começa às 00h34min (horário de Brasília), já o eclipse umbral (total) tem início a partir das 01h41min. O eclipse total dura pouco mais de uma hora, terminando às 02h43min da manhã. O eclipse penumbral, mais tênue, termina quando a Lua emerge totalmente da sombra da Terra às 03h51min da manhã.

Os eclipses lunares oferecem aos observadores uma oportunidade única de avaliar o quanto o brilho refletido pela Lua pode interferir na observação das estrelas. Na noite do eclipse, a Lua estará em Câncer, uma constelação composta por estrelas fracas. Quantas estrelas você pode ver perto da Lua cheia antes ou depois do eclipse? Quantas estrelas você consegue ver durante o eclipse total? A diferença pode surpreendê-lo. Durante essas observações, você pode identificar uma nuvem difusa de estrelas relativamente próximas da Lua, ela é conhecida como a “Aglomerado da Colméia”, M44 ou Praesepe. É um aglomerado aberto de estrelas com cerca de 600 milhões de anos e um pouco menos de 600 anos-luz de distância. Praesepe mostra-se fantástico através da visualização com binóculos.

Marte é visível durante a noite e se põe antes da meia-noite. Ainda é “brilhante”, mas diminuiu consideravelmente desde a sua aproximação mais próxima da Terra no verão passado. Prestigie o planeta vermelho viajar pela constelação de Peixes ao longo de janeiro.

Vênus faz notáveis aparições matinais ao lado de Júpiter e da Lua no final deste mês. Certifique-se de se levantar cerca de uma hora antes do nascer do sol para melhor contemplação desses eventos.

Primeiro, Vênus e Júpiter se aproximam durante a terceira semana de janeiro. Assista sua conjunção no dia 22, quando os planetas parecem passar um pouco abaixo de 2 ½ graus um do outro. Na próxima semana, observe Vênus em conjunção com uma lua crescente na manhã do dia 31. Para muitos observadores, o seu passe mais próximo – com pouco mais de meio grau de distância - ocorrerá após o nascer do sol. Como Vênus e a Lua estarão “brilhantes”, você ainda poderá observá-las, mesmo após o nascer do sol. Você já viu Vênus durante o dia?

Se você perdeu Saturno neste inverno, preste atenção ao retorno do planeta anelado ao final do mês, quando ele sobe ao nascer do sol em Sagitário. Veja se consegue identificá-lo, depois de observar as conjunções de Vênus!

Modelando um eclipse

Você pode modelar o sistema Terra-Lua usando apenas algumas pequenas bolas e uma vareta de medição para descobrir! O modelo de “eclipse de medida” mostrado aqui é configurado para demonstrar um eclipse lunar. A bola da “Terra” (à direita) lança sua sombra na menor bola, a “Lua” (à esquerda). Você também pode simular um eclipse solar apenas invertendo esse modelo. Você pode até usar o Sol como sua fonte de luz!

Encontre mais detalhes sobre este modelo simples de eclipse em : bit.ly/yardstickeclipse

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page