top of page

Por que Vênus é mais quente que Mercúrio?

Atualizado em 07 de abril de 2024


Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, recebendo uma quantidade considerável de radiação solar a uma média de 57 milhões de quilômetros de distância, Vênus, que está mais distante a cerca de 108 milhões de quilômetros, é surpreendentemente mais quente. Isso nos leva a uma pergunta intrigante: por que Vênus é mais quente que Mercúrio, mesmo estando mais longe do Sol?

Planeta Vênus
Representação gráfica do planeta Vênus

De fato, a temperatura em um dia mercuriano é altíssima ultrapassando seus 400 °C, porém uma noite em mercúrio pode ser friamente desagradável, chegando a -170 °C. Essa variação térmica diminui a temperatura média do planeta, isso porque Mercúrio fica tão perto do Sol que não consegue "segurar" sua própria atmosfera. Então Mercúrio não tem uma atmosfera? Até tem, mas é tão fina que tem pouca influência no pequeno planeta.

Na tabela seguinte, comparamos o fluxo de energia, que representa a quantidade de radiação solar recebida por unidade de área, em relação à distância média dos planetas telúricos em relação ao Sol. Notavelmente, observamos que o fluxo de energia recebido por Mercúrio é 3,5 vezes maior do que o recebido por Vênus. Isso indica que, à medida que os planetas estão mais distantes do Sol, a quantidade de energia solar que recebem diminui.

Planeta

Distância média (km)

Fluxo de energia (W/m²)

Mercúrio

57.910.000

9247

Vênus

108.200.000

2649

Terra

149.600.000

1386

Marte

227.940.000

597

Vênus, apesar do dobro da distância, é bem maior que Mercúrio, possui uma atmosfera densa e sofre um violento efeito estufa que torna a temperatura noturna praticamente igual a temperatura do dia venusiano. Dessa forma, o calor irradiado do Sol fica "preso" no efeito estufa de Vênus, esquentando o planeta com uma temperatura média de 450 °C.

Vênus é frequentemente citado como um exemplo extremo do efeito estufa no sistema solar. O efeito estufa em Vênus é tão intenso que contribui significativamente para sua alta temperatura de superfície, tornando-o o planeta mais quente do sistema solar, apesar de não ser o mais próximo do Sol.


O efeito estufa em Vênus ocorre da seguinte maneira: sua atmosfera espessa é composta principalmente de dióxido de carbono (CO2), com traços de outros gases como nitrogênio e ácido sulfúrico. A radiação solar atinge a superfície de Vênus e a aquece. Em seguida, a superfície emite radiação térmica de volta para o espaço.


No entanto, os gases na atmosfera de Vênus, especialmente o dióxido de carbono, são altamente eficazes em absorver e reter essa radiação térmica, em um fenômeno semelhante ao que ocorre em uma estufa na Terra. Isso cria um efeito estufa superintenso, onde a maior parte do calor absorvido pela superfície é aprisionada na atmosfera em vez de ser dissipada para o espaço.


Como resultado, a temperatura de superfície de Vênus é extremamente alta, atingindo em média cerca de 462 °C . Essa temperatura é quente o suficiente para derreter chumbo e é mais quente do que Mercúrio, apesar de Vênus estar mais distante do Sol.


O efeito estufa em Vênus serve como um alerta sobre as consequências extremas que podem ocorrer quando ocorre um desequilíbrio na composição atmosférica de um planeta, enfatizando a importância de entender e monitorar o clima e o impacto humano nas mudanças climáticas aqui na Terra.

Uma animação simplificada do efeito estufa na Terra. Crédito: NASA/JPL-Caltech


bottom of page