top of page

Constelação de Satélites desperta curiosidade no interior de São Paulo

Quem olhou para o céu na noite deste domingo (10) observou algumas luzes enfileiradas, aproximadamente as 18h30, vindo do noroeste em direção a sudoeste. Pontinhos brilhantes com uma velocidade constante em relação umas as outras desfilaram por alguns minutos, instigando a curiosidade dos paulistas.


Um registro de longa exposição mostra o traçado dos

satélites em relação as demais estrelas.

Registro feito em São José dos Campos/SP por Erivaldo Silva.



Para quem achou que era o fim do mundo ou uma invasão alienígena, pode ficar tranquilo, porque o fenômeno já é bem conhecido. O Starlink é um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento pela empresa americana SpaceX (propriedade de Elon Musk), para desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.


O show proporcionado pelo desfile dos satélites ao mesmo tempo que instigou a curiosidade dos apaixonados por astronomia e observadores do céu, também deixou muita gente preocupada.


A observação dos satélites esta cada vez mais comum em regiões de pouca poluição luminosa. Astrônomos estão preocupados com a quantidade de novos satélites na órbita do planeta, e aguardam providências do CEO para não comprometer as suas observações com os instrumentos atualmente utlizados pela comunidade científica. Imagens de longa exposição estão sofrendo interferência dos satélites que possuem magnitudes maiores do que as estrelas, compromentendo o trabalho de quem investiga os astros.


Elon Musk chegou a anunciar que pediu a sua equipe um projeto para redução no brilho dos satélites, atendendo o pedido dos Astronomos, porém nenhum detalhe de como isso seria feito foi dado.


Não conseguiu observar os satélites? Para saber outras ocasiões em que será possível ver os satélites Starlink à noite, basta consultar o site https://findstarlink.com/ e selecionar a sua região.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page