top of page

Qual Telescópio eu devo comprar?

Um dos maiores desejos dos apaixonados por Astronomia é poder observar o universo com seu próprio Telescópio. A escolha no entanto deve levar em conta várias características do instrumento para garantir uma boa compra.



QUANTO MAIOR A ABERTURA MELHOR (E MAIS CARO)


A abertura é a característica principal do telescópio – trata-se do diâmetro do espelho ou lente, também denominada de objetiva. Dê preferência por aberturas de 70 mm ou superior. Telescópios de 50 mm ou 60 mm são limitados, inferiores até mesmo quando comparado a um binóculos de qualidade. Quanto maior a abertura melhor, porém telescópios com espelhos (refletores) tem melhor desempenho quando superiores a 114 mm enquanto os telescópios com lente (refratores) são os mais indicados para diâmetros entre 70 mm e 120 mm.


É importante lembrar que o tamanho da objetiva influencia diretamente no preço, por isso quanto maior a objetiva mais caro o telescópio. Lentes são mais caras que os espelhos, por isso grandes telescópios são refletores e não refratores.

NÃO SUBESTIME A MONTAGEM


Para suportar o seu telescópio será preciso uma montagem resistente. Não apenas um tripé, a montagem também será responsável pelo controle e estabilidade do equipamento. Montagens motorizadas são essenciais para quem deseja realizar astrofotografia, mas para um iniciante na Astronomia Amadora os valores podem assustar. Por isso uma boa montagem altazimutal ou equatorial já seria o suficiente para iniciar as observações.


Desconfie de montagens muito pequenas ou muito frágeis (baratinhas), vendidas em lojas de varejo. Há uma grande chance de você se decepcionar e desanimar das observações por uma escolha infeliz. Essas montagens são muito instáveis e não permitem um ajuste fino na hora de buscar os astros no céu.


Figura 1 Telescópio Refletor Meade com montagem equatorial


Figura 2 Telescópio Refrator Meade com montagem altazimutal

Outra característica importante dos Telescópios é a distância focal da objetiva (F ou DF), a partir dela é possível determinar a ampliação óptica. Essa é simplesmente a distância focal da objetiva dividida pela da ocular, facilmente encontrada no tubo do telescópio. A maioria dos tipos de telescópios vem com duas oculares; você altera a ampliação trocando oculares com diferentes distâncias focais.


Exemplo de calculo de ampliação: Suponha que um telescópio tenha uma distância focal de 500 mm e uma ocular de 25 mm, a ampliação será de 500/25 ou seja: 20 vezes.


MARCAS CONFIÁVEIS


Dentre as marcas mais indicadas por astrônomos amadores, podemos destacar a Meade Instruments, Skywatcher, Orion e Celestron. Todas são marcas especializadas em instrumentos astronômicos, possuem além do tubo principal, a montagem e os acessórios como oculares, buscadoras e até motorização.


ONDE COMPRAR?


Comprar um Telescópio (principalmente no Brasil) não é uma tarefa fácil, isso porque o mercado interno tem baixíssima oferta de produtos de qualidade e a importação desse item é astronomicamente caro.

No Brasil não há revendedores oficiais de marcas famosas e indicadas nesse artigo. Porém alguns sites confiáveis possuem itens interessantes a venda (novos e seminovos), além de telescópios caseiros (e também sob medida).



Além disso, também é possível encontrar bons instrumentos vendidos em grupos de compra e venda de produtos usados. Os astrônomos amadores costumam cuidar bem de seus instrumentos, por isso busque informações com quem tem (ou já teve) um telescópio para te auxiliar na escolha.


REFERÊNCIAS

bottom of page