top of page

Artemis 1: Uma jornada ao redor da Lua!

Por David Prosper

Tradução por Marco Centurion


Estamos retornando para a Lua e além! Após este verão (no hemisfério norte), a missão Artemis 1 da NASA, lançará a primeira missão de voo teste não-tripulada, da Space Launch System (Sistema de Lançamento Espacial - SLS) a do Orion Spacecraft em uma missão de várias semanas. A nave Orion viajará milhares de quilômetros para além da Lua, rapidamente entrando retrogradamente na órbita lunar antes de retornar à Terra.

O enorme foguete será lançado a partir do Complexo de Lançamento 39B no Kennedy Space Center na Flórida. A infraestrutura do local, juntamente com sua história recente, fazem ser o ponto perfeito para lançar um retorno à Lua. A primeira missão do complexo foi a Apollo 10 em 1968, que serviu de teste para o lançamento do Saturno V e da nave lunar: uma união do comando da Apollo e os Módulos de Serviço, resultando no Módulo Lunar. As características da missão Apollo 10 incluíam o teste do Módulo Lunar enquanto orbitavam a Lua em retorno à Terra. Durante a configuração do Bloco-1, o foguete SLS da Artemis 1 decolará com aproximadamente 39,1 milhões de Newtons de propulsão máxima, ainda maior que os 33,8 milhões de Newtons¹ mil toneladas gerados pelo lendário Saturno V, tornando-o o mais potente foguete disponível do mundo!


(¹ https://bityli.com/DImUAk)


Artemis servirá não somente como um teste de dispositivos do SLS e do Orion, mas também como um teste e integração de sistemas de solo e suporte, que permitirá o sucesso desta e de futuras missões Artemis. A missão Artemis-1 não tripulada contará com 1 passageiro: um manequim de torso humano que servirá de testes de níveis de radiação durante a missão, denominado pelo público como “Commander Moonikin Campos”. O manequim monitorará os níveis de radiação, assim como a níveis de vibração e aceleração de dentro do uniforme da missão: O Orion traje de sobrevivência, o traje espacial que os astronautas da missão Artemis utilizarão. O Moonikin nome inspirado pelo engenheiro elétrico da NASA Arturo Campos que atuou no retorno da tripulação da missão Apollo 13, após o desastre quase fatal.


A missão também contará com outro item valioso em sua jornada ao redor da Lua e de volta, incluindo CubeSats, diversos distintivos de cientistas enviados pelo grupo de escoteiras norte-americano Girl Scouts, além de um microchip com o nome de 30 mil trabalhadores que atuaram para fazer a missão Artemis-1 acontecer. Um total de 10 CubeStas serão despejados no caminho até a Lua, do estágio de adaptação da Orion, um anel que conecta a nave Orion com o SLS. O SLS é tão poderoso que permite aos engenheiros anexarem diversos “dispositivos secundários”, como os CubeStas mencionados, dos quais vários estudarão a propulsão a plasma, efeitos da radiação em microorganismos, ventos solares, ambientes de radiação terrestres, clima espacial e claro, dispositivos para estudar a Lua e até mesmo o próprio módulo Orion e seu Estágio Interino de Propulsão Criogênica (Interim Cryogenic Propulsion Stage - ICPS).


Caso você queira explorar mais da ciência e história da Lua e de sua exploração pela humanidade, a caixa de ferramentas “50 anos da Apollo 11” do Night Sky Network possui uma tonelada de regolito²: bit.ly/nsnmoon! A NASA também trabalha com pessoas e organizações ao redor do globo coordenando a Noite Internacional de Observação da Lua, que tem sua edição de 2022 agendada para um sábado, dia 1º de outubro: moon.nasa.gov/observe. E claro, você também pode encontrar as últimas notícias e atualizações da missão Artemis-1 e nosso retorno até a Lua em nasa.gov/artemis-1.




Siga a Missão Artemis-1 para a Lua e de volta! Uma versão ampliada deste painel pode ser encontrado no site da NASA em: https://www.nasa.gov/image-feature/artemis-i-map



Lua cheia em 14 e julho de 2022, sobre o Sistema Integrado de Lançamento Espacial e a Nave Orion aguardando testes. Crédito das fotos: NASA/Cory Houston - Fonte: https://www.nasa.gov/image-feature/a-full-moon-over-artemis

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page