top of page

Céu de Junho: conjunções planetárias e a chegada do inverno

 Por Rodrigo Raffa e Marco Centurion


Junho traz consigo oportunidades especiais para observar a estrela Vega, situada na constelação de Lyra, e o centro da Via Láctea, especialmente para observadores que estão em regiões com pouca poluição luminosa. Com a chegada do inverno, as noites se estendem, proporcionando um cenário propício para desvendar os mistérios do universo, especialmente nas constelações do Sagitário e do Escorpião. Durante o mês de junho, em nossa região, as noites se iniciam por volta das 17h35 e terminam com o nascer do Sol às 06h50.

02 de junho: Conjunção entre Lua e Marte

No início do dia entre 03h30 e 06h00, na constelação de Peixes, os observadores terão a oportunidade de testemunhar a conjunção entre a Lua e Marte na direção leste, mesma direção em que o nosso sol nasce. No início do dia seguinte, em mesmo horário, a conjunção ainda estará visível, porém vale notar que as posições de ambos estarão trocadas, o que permite a quem observa perceber como acontecem os movimentos dos astros!


lua e marte vistos no céu

04 de junho: Encontro entre Júpiter e Mercúrio

No horizonte leste, na constelação de Touro, os planetas Júpiter e Mercúrio estarão visíveis no céu como se estivessem bastante próximos um do outro, separados por apenas 0,1º, oferecendo uma visão deslumbrante durante a aurora. Como será um evento que acontece poucos minutos antes do amanhecer, entre 06h e 06h40, assim que o Sol brilhar acima do horizonte não será mais possível observar os planetas devido ao intenso brilho de nossa estrela! Nos dias seguintes ao dia 04, em mesmo horário, sugerimos observar os planetas novamente. Será possível perceber a diferença entre os movimentos de Júpiter e Mercúrio!

mercurio e jupiter alinhados no céu

13 de junho: Passagem da ISS


Das 18h16 às 18h22, a Estação Espacial Internacional (ISS) cruzará o céu, com uma magnitude aparente de -3,4, tornando-se muito brilhante no céu. Uma jornada rápida de noroeste à sudoeste que vale a pena acompanhar. Como se trata de uma passagem bastante rápida pelos nossos céus, aos que tentarem registrar o satélite por meio de máquinas fotográficas ou celulares, sugerimos uma exposição de 3 a 10 segundos, com a câmera posicionada estavelmente em um tripé ou algo que a deixe fixa durante a foto. O resultado é surpreendente!


iss no céu

20 de junho: Solstício de Inverno


Às 17h50, marca-se o início do inverno no hemisfério sul, momento em que ocorre o solstício de junho.

Durante esse fenômeno, o Sol alcança sua posição mais ao norte no céu durante o ano. Isso resulta em mais luz solar para o hemisfério norte e na noite mais longa do ano para o hemisfério sul. A inclinação do eixo de rotação da Terra causa essa disparidade sazonal, com o hemisfério inclinado em direção ao Sol recebendo mais luz diretamente.

Durante o solstício de junho, as regiões polares do norte desfrutam de 24 horas de luz solar, enquanto as do sul experimentam uma noite de 24 horas. Essa mesma inclinação provoca uma inversão na metade do ano, com o hemisfério sul tendo seu dia mais longo e o hemisfério norte, sua noite mais longa. A duração desses extremos de luz varia conforme a proximidade aos polos.


solsticio de junho

21 de junho: Lua Cheia do Inverno e Passagem do Telescópio Hubble


Celebra-se a primeira Lua Cheia do Inverno, proporcionando uma iluminação especial ao céu noturno. O nascer da Lua cheia neste dia começa às 17h30, ficando visível até meados das 07h00 do dia seguinte!

Além disso, na mesma noite, o Telescópio Espacial Hubble fará uma passagem visível das 18h27 às 18h34, surgindo na direção oeste e desaparecendo na direção leste. Sua passagem será similar a da ISS, será como um ponto brilhante viajando pelos nos nossos céus!


lua no céu

27 de junho: Encontro entre Lua e Saturno


Durante a madrugada, na constelação de Aquário, a Lua se encontrará com Saturno, criando uma cena celestial digna de contemplação e reflexão sobre os mistérios do cosmos! A lua, que estará entrando em sua fase minguante, ficará visível ao lado do planeta Saturno e seus anéis a partir das 23h10 e seguirá visível até às 06h35, quando o dia começa a nascer.


lua e saturno alinhados no céu

Agradecimentos


Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento à NASA Night Sky Network e Observatório do Valongo por sua generosa contribuição de informações valiosas para a elaboração deste artigo sobre o céu de junho.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page