Por Rodrigo Raffa
Maio é o momento perfeito para admirar a brilhante estrela Antares, o coração vermelho de Escorpião, que domina o céu noturno com a despedida de órion, que cada vez mais cedo, vai desaparecendo do céu com a chegada do inverno.
Uma conjunção acontece quando dois ou mais corpos celestes aparecem alinhados ou bem próximos um do outro, do ponto de vista de um observador da Terra. Durante a primeira semana de maio, pouco antes do amanhecer, os planetas Saturno, Marte e Mercúrio estarão alinhados a leste, em direção ao nascer do Sol, permitindo o reconhecimento desses astros.
As conjunções se referem a proximidade angular dos astros e não física, caso contrário ocorreria um colapso gravitacional!
Chuva de meteoros é outro fenômeno que teremos disponível para observação neste mês. Trata-se de um momento em que ocorre o maior fluxo de meteoroides em queda na alta atmosfera, produzindo uma alta taxa de meteoros visíveis a olho nu, em determinada região do céu. A maioria das chuvas de meteoros são causadas por detritos de cometas.
Em maio, a constelação de Orion, conhecida no Brasil por seu cinturão com três estrelas alinhadas apelidadas de "As Três Marias," começa a se pôr mais cedo, indicando a aproximação do inverno no hemisfério sul. Conforme Orion se despede, a constelação de Escorpião ganha destaque com a brilhante estrela vermelha Antares, tornando este mês o melhor momento para observá-la.
Além disso, maio é um mês especial para os estudantes de Itapetininga, que participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, um desafio que estimula o interesse pelo estudo do universo. A prova será no dia 17 e movimentará cerca de 1 milhão de estudantes no Brasil, os melhores estudantes do ensino médio representarão nosso país em uma competição internacional, a IOAA – Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Calendário Astronômico do mês de maio:
· 3 de maio: Conjunção Lua minguante e Saturno, visível pouco antes do amanhecer, na constelação de aquário na direção leste.
· 5 de maio: Máximo da Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, que poderá ser observada na madrugada também próximo a constelação de aquário. São cerca de 40 meteoros por hora.
· 6 de maio: Passagem visível da Estação Espacial Internacional (ISS). Ela aparece no céu como um pontinho muito brilhante de alta velocidade as 18h16 e desaparece às 18h20.
· 13 de maio. Passagem visível do Telescópio Hubble. A visibilidade é semelhante a ISS, com aparição às 18h45 e desaparecimento as 18h51.
· 15 de maio: Outra oportunidade de observar a ISS, dessa vez antes do amanhecer, das 05h50 às 05h53.
· 23 de maio: A Lua Cheia ilumina a noite, surgindo no horizonte às 17h45.
Comments