Novo motor de alta propulsão alimentará os foguetes do país para missões tripuladas à lua.
Notícia
Por Andrew Jones
Traduzido por Marco Centurion
A China apresentou progresso no desenvolvimento de um poderoso motor de foguete para impulsionar seus novos foguetes reutilizáveis. Um motor reutilizável de querosene e oxigênio líquido com 130 toneladas de potência passou com sucesso por testes estáticos consecutivos de ignição em solo no dia 14 de abril. Isso significa que o motor, crucial para o desenvolvimento dos novos foguetes reutilizáveis chineses, agora passou por 15 testes, 30 ignições e mais de 3.900 segundos (65 minutos) de teste de fogo intenso cumulativo, segundo o Global Times.
Os testes foram realizados perto de Xi'an, na província de Shaanxi, no norte da China, pela Academia de Tecnologia de Propulsão Aeroespacial (AAPT) da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), uma gigante empresa estatal e principal contratante espacial do país.
O motor, que se baseia no motor YF-100 desenvolvido para e utilizado nos foguetes Long March 5, 6, 7 e 8 da China, possui capacidade de múltiplas ignições e empuxo variável.
"A característica chave do motor reutilizável é a segurança e confiabilidade, que podem atender aos requisitos relevantes. Realizamos diversos testes principalmente para descobrir o estado do motor nestes testes"
disse Zhou Xianqi, pesquisador da AAPT, à CCTV.
O novo motor deverá alimentar o Longa Marcha 10: um novo foguete para voos espaciais com humanos, incluindo futuras missões tripuladas à lua. Um primeiro voo de teste do foguete pode ocorrer já no próximo ano, e, portanto, o mais recente marco de teste é um grande avanço para os planos da China, incluindo colocar seus taikonautas na lua antes de 2030.
O motor de impulso variável e reiniciável permitirá que os foguetes Long March controlem seu retorno à Terra e sua descida em solo. Mas, ao invés de usar pernas de pouso como faz o Falcon 9 da SpaceX, os estágios iniciais do foguete serão capturados por uma grade de fios constritores.
Artigo encontrado em space.com (originalmente publicado em 22/04/2024)
link para acesso ao original: China's new reusable rocket aces key engine tests
Commentaires