top of page
  • Rodrigo Raffa

Céu de Fevereiro: Guia para Observação Astronômica


À medida que fevereiro se desenrola sob o manto estrelado, o céu noturno oferece uma série de espetáculos celestes que você pode apreciar sem a necessidade de telescópios ou binóculos.

Duas pessoas observando o céu noturno

Lua em Quarto-Crescente – 16/02

Prepare-se para a metamorfose lunar! No dia 16, a Lua alcançará sua fase Quarto-Crescente, um marco perfeito para os entusiastas da observação lunar.


Encontro Lunar com as Plêiades – 16/02 (19h30 – 23h)

Na mesma noite, um encontro fascinante ocorrerá: a Lua e as Plêiades, o famoso aglomerado estrelar da Constelação de Touro, estarão em conjunção. Olhe para o céu e testemunhe a Lua, como um farol, guiando você até o enxame estelar das Plêiades.


A Dança de Marte e Vênus – 22/02 (04h30 – 06h)

Antes do amanhecer de 22 de fevereiro, um par de planetas se encontrará na Constelação de Capricórnio. Marte e Vênus estarão dançando em conjunção no céu oriental, um espetáculo imperdível pouco antes do nascer do Sol.


A Lua Cheia de Fevereiro – 24/02

E para completar o mês, a Lua Cheia iluminará o céu noturno no dia 24, oferecendo uma visão perfeita para aqueles que admiram o seu esplendor pleno.


Os Planetas Visíveis do Mês
  • Saturno: No crepúsculo, olhe para o oeste e você poderá pegar os últimos vislumbres de Saturno, especialmente na primeira metade do mês.

  • Júpiter: Ao anoitecer, busque por Júpiter no lado oeste. O gigante gasoso estará disponível para observação durante as primeiras horas da noite por todo o mês.

  • Vênus, Marte e Mercúrio: Estes três planetas darão um verdadeiro show pré-dawn. Vênus e Marte estarão visíveis durante todo o mês, enquanto Mercúrio dará seu breve aceno até cerca do dia 10. Todos podem ser encontrados no céu leste antes do Sol despontar no horizonte.

Dicas para Observação
  1. Encontre um local com pouca luz artificial (baixa poluição luminosa) para uma melhor visualização.

  2. Verifique a previsão do tempo para céus limpos.

  3. Ajuste seus olhos à escuridão ficando no escuro por cerca de 20 minutos antes de observar (tempo suficiente para a pupila dilatar e seu olho poder coletar mais luz das estrelas).

Este mês de fevereiro traz uma agenda celeste recheada de eventos astronômicos. Não perca a chance de conectar-se com o universo de uma forma simples e direta. Saia, olhe para cima e sinta a imensidão do cosmos que nos envolve. Céus limpos a todos!


Agradecimentos

Graças ao Calendário Astronômico preparado por Janaina Seraphim da CECIERJ, foi possível disponibilizar esse roteiro prático para você não perder nenhum destaque astronômico deste mês de fevereiro.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page