• Marco Centurion

Observe os arredores de Marte!


Se você vem notando Marte ultimamente, provavelmente está curioso com seus arredores! É possível ver Marte na constelação de Peixes, próximo às constelações de Áries, Triângulo e Baleia. Áries talvez seja a única destas que pode ser encontrada em regiões com alta poluição luminosa. As Plêiades ascendem no céu, logo em seguida a Marte. Urano, com pouco brilho, aparece na vizinhança de Áries. Ao observar Marte por um telescópio, use a mesma ocular e tente visualizar um pequeno círculo azul-esverdeado. Caso não esteja certo se viu Urano, na verdade não o viu mesmo! Diferentemente das estrelas, a resolução de Urano fica prejudicada, devido à sua alta magnitude.


Outubro é um excelente mês para os observadores de Marte! O dia 6 marca o dia de maior aproximação entre a Terra e Marte, um evento que leva 26 meses para se repetir. Na semana do dia 13, Marte está em oposição, visível durante toda a noite. O planeta torna-se muito brilhante neste mês e os astrônomos ficam ansiosos para registrar e observar seus detalhes. Contudo, não se esqueça de observar no entorno do planeta! Fazendo isso, você pode observar o seu incrível movimento retrógrado e buscar por objetos próximos que, em outras condições poderiam passar desapercebido.

Desde os tempos antigos, Marte se destacou por seu comportamento. Normalmente um objeto perceptível, porém não tão brilhante, caminhando dentre as estrelas, se mostrou ser um planeta e não uma estrela fixa. A cada dois anos, este ponto vermelho brilhava destoantemente, com luminosidade crescente até um pico e reduzindo novamente seu brilho. Nesse período, Marte aparenta reduzir seu movimento em direção à leste até uma aparente pausa, e então move-se à oeste contra o movimento das estrelas por algumas semanas. Após esse tempo, outra pausa ocorre e seu movimento retoma o anterior, em direção à leste. Este comportamento é chamado de “movimento retrógrado aparente”. De todos os planetas que realizam o movimento retrógrado aparente, Marte aparenta o mais dramático!

O movimento retrógrado atual de Marte, começou em 10 de setembro de 2020 e finaliza em 16 de novembro. Você pode acompanhar seu movimento com seus próprios olhos e isso pode ser bastante divertido! Esboce um plano de fundo com as estrelas e trace um mapa com as posições de Marte todas as noites, ou com uma sequência de fotografias para acompanhar seu movimento. O planeta se moveu a uma mesma taxa noite após noite, ou houve alguma variação desta taxa? No decorrer dessas semanas, note também as alterações no brilho de Marte. Quando Marte se mostrou mais brilhante?


Essa será a trajetória de Marte durante os últimos cinco meses de 2020. Perceba que o movimento retrógrado se iniciou em 10 de setembro até 26 de novembro. No dia 6 acontece o momento de maior proximidade entre Marte e a Terra, com “somente” 62,11 milhões de quilômetros de distância. Imagem criada com auxílio do Stellarium: stellarium.org

A NASA possui toneladas de informações relacionadas a Marte! Quer saber mais sobre o movimento retrógrado aparente? A NASA hospeda um artigo completo em: bit.ly/marsretromotion. Encontre ótimas dicas de observação no canal da JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) na playlist “What’s Up?”: bit.ly/jplwhatsup. Confira as observações do satélite HiRISE da NASA desde 2006 acessando: hirise.lpl.arizona.edu. O Rover Curiosity em breve estará junto do Rover Perseverance, lançado ao final de julho deste ano, momento em que houve a janela de lançamento de 2020: nasa.gov/perseverance. Calcule você mesmo a janela de lançamento com o guia: bit.ly/marslaunchwindow. O “Night Sky Network’s Exploring Our Solar System” convida você a traçar a posição dos planetas no Sistema Solar e o coordenador do NSN (Night Sky Network) contribuiu recentemente com o tema da oposição de Marte! O link para download de ambas versões estão disponíveis em: bit.ly/exploresolarsystem. Jovens astrônomos podem encontrar informações e atividades sobre Marte no NASA Space Place: bit.ly/spaceplacemars.


Artigo traduzido por Marco Centurion do original: https://nightsky.jpl.nasa.gov/news-display.cfm?News_ID=926

88 visualizações

CONTATO

© 2018 Clube Centauri - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Izabela Almeida.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram