top of page

10 anos do Clube Centauri: de Itapetininga para o Cosmos

No dia 15 de março de 2015, sob um céu que sempre nos convidou a olhar além, nascia o Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga. Um dia após o aniversário de Albert Einstein, o universo parecia conspirar para que a ciência e a curiosidade se encontrassem em nossa cidade.


Certificado de reconhecimento da NASA
Certificado de reconhecimento da NASA

A ideia germinou no final de 2014, inspirada por eventos astronômicos no IFSP Campus Itapetininga e pelo Curso de Extensão em Astronomia Observacional do instituto. Foi então que Rodrigo Raffa, à época licenciando em Física, próximo ao equinócio de outono, deu início a um sonho que se tornaria referência em astronomia no interior paulista.


Sobre os ombros de gigantes


O primeiro grande passo veio com a participação na 1ª edição do Encontro Paulista de Astronomia, em Bebedouro/SP no ano de fundação. Ali, o Centauri firmou sua primeira parceria com o Clube de Astronomia de Nhandeara (Astrocan), liderado por Renato Poltronieri, também fundador da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).


Com o apoio de astrônomos amadores experientes, o Centauri se fortaleceu e colocou Itapetininga no mapa da astronomia, rompendo barreiras geográficas e científicas.

O começo: um projeto voluntário


Com o desejo de compartilhar os conhecimentos adquiridos, o Clube Centauri começou sua trajetória como um projeto voluntário, idealizado por universitários que queriam levar a astronomia para todos, especialmente em uma região onde esse conhecimento ainda não era amplamente disseminado. Douglas Eleutério, junto a Rodrigo, deram início ao projeto, que contou com seus dois primeiros telescópios: dois refratores Skywatcher de 70 mm de abertura e montagem altazimutal. Ricksson Ferreira também se juntou à iniciativa ao adquirir um telescópio e contribuir para o crescimento do projeto. Aos poucos, novos integrantes se uniram ao Clube Centauri, e, hoje, contamos com cerca de 80 membros que acompanham as atividades e participam dos encontros.


Douglas, Ricksson e Rodrigo em uma noite de observação com seus telescópios.
Douglas, Ricksson e Rodrigo em uma noite de observação com seus telescópios.

Os tripulantes da nave Centauri


Por trás da jornada do Clube Centauri, há uma equipe de gestores dedicados, cada um com sua experiência e paixão pela ciência, que mantém nossa missão em constante crescimento. Esses são os tripulantes da gestão, os responsáveis por guiar e impulsionar nossas ações, garantindo que o Centauri continue explorando novos horizontes do conhecimento e da educação. Desde a decolagem, Izabela Almeida esteve a bordo, designer e hoje diretora de comunicação do Centauri, estruturou nossa identidade visual, além de criar o icônico Torneio Centauri de Foguetes.


Em 2016, mais um tripulante se juntou à missão: Marco Centurion, físico e especialista em jornalismo científico. Com seu olhar crítico e paixão pela educação, ele ajudou a consolidar o Centauri como um farol da divulgação científica. Hoje, como um dos diretores do clube, Marco contribui na produção de conteúdo, monitoramento de meteoros, astrofotografia e palestras.

Na engenharia dos motores que nos impulsionam, temos Bruno Morais, tecnólogo, físico e engenheiro mecânico. Sua atuação nas escolas e parcerias com o IFSP mantém nossa trajetória firme e alinhada com a educação e a inovação.


Por fim, somando-se à equipe, embarca o Prof. Dr. Lester Faria, Coronel da reserva da Força Aérea e docente do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Com um legado que integra conhecimento acadêmico, experiência militar e visão estratégica, o Professor une-se ao Projeto Centauri movido pela crença no potencial transformador da educação através da astronomia.




Mais do que um clube, nos tornamos um movimento, contribuindo com a presença da Astronomia nas escolas, inspirando jovens e ajudando estudantes a enxergarem nas estrelas um futuro na ciência.


O reconhecimento da NASA


Entre 2015 e 2018, fomos integrados ao programa NASA Space Place e, posteriormente, à NASA Night Sky Network, onde seguimos contribuindo ativamente. Um dos momentos mais marcantes dessa trajetória foi o recebimento de um certificado de reconhecimento da própria NASA, enviado diretamente de Pasadena, Califórnia, pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).


Ascenção nas universidades


Paralelamente, nossas parcerias se fortaleceram com o IFSP Itapetininga e a UFSCar Sorocaba, que abriram suas portas para eventos organizados pelo clube, promovendo a astronomia no meio acadêmico. Um desses marcos foi a organização da 3ª edição do Encontro Paulista de Astronomia, em 2017, reunindo mais de 3.000 pessoas em um evento grandioso, com palestras, exposições, planetário e observação astronômica.


Em 2018, o "Café com Astronomia" na UFSCar trouxe tardes inesquecíveis de ciência e boas conversas, acompanhadas de café e delícias que tornaram cada encontro ainda mais especial. Tivemos a honra de contar com a presença de grandes nomes, como o Prof. Dr. Roberto Boczko, referência na astronomia brasileira.


Prof. Dr. Roberto Boczko, astrônomo professor aposentado da USP.
Prof. Dr. Roberto Boczko, astrônomo professor aposentado da USP.

@clubecentauri


Nossa jornada vai além dos limites do céu! Com mais de 9 mil seguidores no Facebook e mais de 7 mil no Instagram, estamos criando uma verdadeira constelação digital, compartilhando conteúdos de qualidade, dicas sobre efemérides astronômicas, o sempre esperado "Céu do Mês" e vídeos de tirar o fôlego. E tem algo que a nossa comunidade adora: quando anunciamos a possível avistamento da ISS - Estação Espacial Internacional, a galera vai à loucura! Nosso blog, sempre vivo e pulsante, é atualizado com frequência pelos nossos membros, mantendo a divulgação científica não apenas acessível, mas também empolgante e cheia de descobertas.


Segue lá! @clubecentauri
Segue lá! @clubecentauri

Pousamos na Alemanha


Em 2019, tivemos a oportunidade de viajar até a Alemanha para apresentar as contribuições do Clube Centauri no congresso internacional de astronomia da União Astronômica Internacional (IAU), o ASTROEDU, realizado em Garching, no Planetário Supernova da ESO. Além de contribuir para as discussões, tivemos a chance de aprender imensamente com o compartilhamento de práticas de observatórios, planetários e clubes de astronomia de diversas partes do mundo.






Torneio Centauri de Foguetes




Ano após ano, o céu deixa de ser o limite e se torna nosso palco de conquistas. O Torneio Centauri de Foguetes, que chegará à sua 4ª edição em 2025, já tem data marcada: 30 de agosto. O que começou como um pequeno desafio, em 2019, com apenas 5 equipes, transformou-se em um espetáculo de ciência e inovação, reunindo mais de 70 equipes em 2024. A parceria com a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica impulsionou nossos horizontes, provando que, quando se trata de explorar o desconhecido, sempre podemos voar mais alto. Sob a coordenação da Izabela, este torneio não é apenas uma competição – é o propulsor para mentes brilhantes alcançarem as estrelas!


CentauriCAST: O seu podcast de astronomia!


Além disso, lançamos o CentauriCAST, um podcast que traz diálogos instigantes sobre astronomia com Rodrigo Raffa e Marco Centurion, garantindo que a ciência esteja presente no dia a dia dos ouvintes. A 2ª temporada do nosso podcast já começou e com grande estilo, trazendo conteúdos de ciência cidadã e astrofísica estelar.



Hoje, 15 de março de 2025, celebramos uma década de descobertas, desafios e realizações. Somos mais de 100 apaixonados por astronomia conectados pelo canal de WhatsApp, mas o Centauri nunca foi apenas um clube. É uma nova visão do universo para nossa região. Representamos Itapetininga no ecossistema astronômico, interligando universidades, pesquisadores, astrônomos amadores, instituições e olimpíadas científicas. Nosso compromisso vai além da observação do céu: trabalhamos para inspirar, educar e contribuir para a evolução do programa espacial brasileiro.


Se o passado nos trouxe até aqui, o futuro nos chama. Que os próximos 10 anos sejam de ainda mais descobertas e que, juntos, possamos continuar explorando o universo, sempre com os olhos no céu e os pés firmes no compromisso com a ciência.

Obrigado a todos que tornaram essa jornada possível! Que essa trajetória inspire novas gerações, porque o cosmos é apenas o começo.



Gostou da ideia? Considere se tornar um apoiador do Clube Centauri! Sua empresa terá a oportunidade de se associar a um projeto educativo de grande impacto, com visibilidade nas nossas atividades e eventos.

Para saber mais sobre como apoiar, envie um e-mail para contato@clubecentauri.com.br. Vamos juntos levar a astronomia e a ciência para mais pessoas!

Vamos, juntos, explorar o universo!



 
 
 

Comentarios


bottom of page