Clube Centauri participa de mais um congresso internacional

Pelo segundo ano consecutivo, as atividades do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga serão apresentadas para astrônomos e educadores em um Congresso Internacional.

Na manhã desta quinta-feira (13), recebemos a aprovação do abstract "The impacts of Astronomy Club Centauri of Itapetininga’s social media on its community" escrito em três mãos pelos membros Rodrigo Raffa, Marco Centurion e Dr. Alberto Moreau.

O evento Global Hands-on Universe Conference 2020, que será realizado de forma virtual em virtude da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, foi criado pelo Astrônomo americano Carl Pennypacker com o objetivo de colaborar com o Ensino de Astronomia e com a formação de professores.

O evento é realizado anualmente de forma presencial em países pelo mundo todo, inclusive no Brasil (em 2009), desde 1998. Desde então tem congregado cada vez mais astrônomos e educadores em busca de aprimorar o Ensino de Astronomia de forma global, apresentando novas ferramentas e técnicas para atividades em escolas, universidades e centros de pesquisa.

É a primeira vez que o Clube Centauri participa deste encontro, mas não é o primeiro congresso internacional em nosso currículo. No ano de 2019, participamos da ASTROEDU Astronomy Education Conferece realizada em Garching, Alemanha - Na ocasião, Rodrigo Raffa apresentou o poster "Contributions of the Brazilian Amateur Astronomy Club Centauri for the Popularization of Astronomy in Formal and Non-Formal Spaces around the Vicinities of Itapetininga City, Sao Paulo".

A apresentação está prevista para o dia 28 de agosto de 2020, exclusiva para quem se inscreveu no congresso - https://handsonuniverse.org/ghou2020/.

Participantes do ASTROEDU CONFERENCE 2019 no Planetário ESO Supernova em Garching (Alemanha).