De olho no céu em Março

Saiba o que observar no céu neste mês de março de 2021.

Hoje entramos oficialmente no terceiro mês do ano 2021, e com isso temos novos fenômenos observáveis a olho nu para apreciar. É importante lembrar que no dia 20, às 06h37, trocamos de estação, encerra-se o Verão e inicia-se o Outono.

03/03 - MARTE PRÓXIMO AS PLEIADES

No dia 03, o planeta Marte irá se encontrar na constelação de Touro, muito próximo do Aglomerado Aberto M45, conhecido como Plêiades. Este belíssimo aglomerado de estrelas jovens, se encontra a mais de 444 anos luz da Terra e contém mais de mil estrelas que são fracamente vinculadas pela gravidade, a olho nu conseguimos observar apenas as mais brilhantes.

Para observar os dois astros, olhe para Noroeste no começo da noite do dia 03.

05/03 - MERCÚRIO MUITO PRÓXIMO A JÚPITER

No dia 05, os planetas Mercúrio e Júpiter estarão visualmente muito próximos. Apesar da aproximação aparente, os planetas estão muito distantes entre si, lembrando que Mercúrio é o primeiro mais próximo em relação ao Sol e Júpiter o quinto planeta.

10/03 - CONJUNÇÃO LUA, SATURNO, JÚPITER E MERCÚRIO

Na manhã do dia 10, por volta das 05h20, será possível observar a maior conjunção de março, três planetas (Mercúrio, Júpiter e Saturno) com a nossa Lua minguante fininha (9% iluminada)

20/03 - EQUINÓCIO DE MARÇO

Feliz equinócio, terráqueos! 20 de março marca o equinócio da primavera, um dos dois marcadores sazonais na órbita de um ano da Terra, quando o Sol parece brilhar diretamente sobre o equador, e o dia e a noite têm durações quase iguais - 12 horas - em todo o planeta.

Durante os equinócios, ambos os hemisférios recebem quantidades iguais de luz do dia. (Imagem fora da escala.) (NASA / GSFC / Genna Duberstein)

No equinócio de março, temos o início do Outono no hemisfério sul e da Primavera no hemisfério norte.

28/03 - PRIMEIRA LUA CHEIA DE OUTONO

Ao final do mês de março, teremos a primeira Lua Cheia da nova estação. Essa Lua Cheia possui uma característica interessante, antigamente os religiosos acreditavam que a ressurreição de Cristo (comemorado na Páscoa) havia acontecido num dia próximo de Lua Cheia e perto de um Equinócio. Dessa forma a Igreja, no Concílio de Nicéia (325 d.C.), determinou que a Páscoa acontecerá sempre no primeiro domingo, depois da Lua Cheia, e após o Equinócio da Primavera (hem. norte) ou Equinócio de Outono (hem. sul). Assim, a Páscoa de 2021 será comemorada no domingo seguinte do dia 28, ou seja no dia 04 de Abril.

Cortesia dos associados do Clube Centauri: Guilherme Rueda e Jullyana Vasconcelos

Desejamos um ótimo mês de março, céus limpos a todos!!