top of page

Estação Espacial Internacional: 20 ininterruptos anos de uma tripulação operante!

Texto por David Prosper e traduzido por Marco Centurion


Você sabia que existem humanos vivendo na Estação Espacial Internacional ininterruptamente por 20 anos? Desde de que os primeiros tripulantes acoplaram na Estação Espacial Internacional (do inglês ISS) em novembro de 2000, mais de 240 pessoas estiveram a bordo do satélite, representando 19 países em trabalhos cooperativos. Suas atividades foram a de construir, atualizar e manter a Estação Espacial e simultaneamente explorando as fronteiras da pesquisa científica.


O primeiro modulo a compor a ISS foi lançado em órbita em 1998: o módulo russo Zarya, lançado através do foguete Proton-K, seguido do módulo US-built Unity lançado cerca de uma semana e meia após pelo ônibus espacial Endeavour. Missões seguintes adicionaram componentes e módulos vitais para a ISS antes do satélite estar completo e habitável. Finalmente, em 2 de novembro de 2000, a missão Expedition-1 levou os três primeiros membros permanentes para a Estação, em uma capsula russa da Soyuz: o astronauta da NASA William M. Shepherd e os cosmonautas russos Sergei Krikalev e Yuri Gidzenk. Desde então, uma geração inteira nasceu em um mundo em que os seres humanos viveram e trabalharam constantemente no espaço! O interior pressurizado dessa maravilha da engenharia moderna possui aproximadamente o volume de um Boeing 747, e foi compartilhado por períodos curtos por até 13 pessoas, sendo o número médio de tripulantes em torno de 6. O ambiente de microgravidade que a ISS mantém, permitiram que estudos de longo prazo fossem realizados. Feito este que não poderia ser replicado em nenhum lugar ao solo de nosso planeta. Estes estudos abrangeram medicina especial, dinâmica dos fluidos, biologia, meteorologia e monitoramento ambiental, física de partículas e astrofísica. Obviamente, um dos maiores e mais longevos experimentos a bordo trata dos efeitos da microgravidade em corpos humanos, conhecimento este indispensável para futuras missões tripuladas para o espaço profundo.


Observadores atentos também admiraram a presença da ISS e seu brilho durante suas passagens rasgando nossos céus. A Estação Espacial é o maior objeto humano já posto em órbita, com aproximadamente 109 metros de comprimento, quase o tamanho de um campo de futebol americano. Seus painéis solares, com cerca de 73 metros de largura, refletem muita luz solar que por vezes faz com que a ISS brilhe mais que Vênus para nós em solo terrestre! Suas passagens matutinas e noturnas podem ser observadas até mesmo em cidades bastante iluminadas. Pessoas por todo o mundo conseguem observar a ISS, e por ter uma órbita de 90 minutos, muitas vezes é possível ver a Estação várias vezes em uma única noite. Você pode receber notificações da próxima passagem da ISS no sita da NASA “Spot the Station” (spotthestation.nasa.gov) e observar a sua passagem assim como de outros satélites.


Centenas de astronautas de todo o mundo, tripularam a Estação Espacial Internacional durante essas duas décadas e seus trabalhos inspiraram incontáveis pessoas que olharam para os céus e imaginaram como seria a presença de humanos no espaço. Mais informações podem ser encontradas sobre a ISS e como é viver e trabalhar a bordo dessa incrível satélite que nos ajudou a nos preparar para o nosso retorno a Lua... e além, no sita da NASA (nasa.gov.)


A ISS capturou imagens do Sol nessa maravilhosa fotografia tirada durante o Eclipse de 21 de agosto de 2001. Por de Banner, Wyoming. Créditos da imagem: NASA/Joel Kowsky. Mais informações: bit.ly/eclipseiss



Visão completa da ISS em 04 de outubro de 2018, tirada da capsula Soyuz na partida da tripulação da expedição 56. Esta estrutura foi construida por meio do lançamento de materiais enviados por 37 missões dos Ônibus Espaciais dos Estados Unidos e 5missões russas da Proton e foguetes Soyuz, agregadas e mantidas por 230 caminhadas espaciais e muitas mais que virão! Crédito da imagem: NASA/Roscosmos mais informações: bit.ly/issbasics

bottom of page