Clube Centauri comemora 6 anos de existência com um evento online

Neste sábado (13) o Clube Centauri comemorou 6 anos de sua criação, reunindo membros e seguidores em um grande evento virtual.

Neste dia 13, durante aproximadamente 4h de atividades, o Clube de Astronomia Centauri promoveu um encontro aberto, gratuito e online para a estreia da temporada 2021 do SATURNOU! Ciclo de Palestras do Clube Centauri.

O evento marcou a comemoração do aniversário de 6 anos do Clube de Astronomia de Itapetininga, criado em 2015 pelo nosso atual presidente Prof. Rodrigo F Raffa, o evento reuniu membros oficiais e seguidores de nossas redes sociais para contemplar assuntos da Astronomia.

Dentre as palestras foram abordados conceitos de Meteorítica, diferenciando os pequenos corpos celestes que caem na Terra sob comando do membro Jonas Nascimento. As propriedades dos Telescópios foram o assunto abordado pelo Engenheiro e também membro do Clube, Lucas Gomes. Algumas das dicas dadas no encontro estão disponíveis em uma publicação em nosso blog sobre Qual telescópio eu devo comprar?

Outro tema também já abordado em nossos artigos, os Ciclos Orbitais de Milankovitch, foram o apresentadas pelo membro Bruno Morais em uma palestra que chamou bastante a atenção para problemas de aquecimento global e das eras glaciais.

Ao final, o Prof. Dr. Antônio Augusto Soares, do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar, finalizou o nosso encontro com a palestra Astrobiologia: Planetas Habitáveis (?), apresentando dados já publicados e perspectivas da busca por vida fora da Terra.

Todos os participantes receberam certificados de participação.

Abaixo o registro oficial com alguns dos membros participantes do evento, realizado em formato remoto devido à pandemia de Covid-19.

O Saturnou é um ciclo de palestras internas do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga com enfoque em divulgação de temas diversos da Astronomia e áreas afins. Membros e convidados proferem palestras para o grupo, com interação e perguntas ao final, em encontros quinzenais sempre aos sábados a tarde em reuniões virtuais na plataforma zoom.