Há vida em Encélado, uma das luas de Saturno?
- marcocenturion
- 1 de set.
- 2 min de leitura
Onde há água, há uma chance!
Por Mia Bucher
Editado por Sadie Harley, revisado por Robert Egan
Traduzido por Marco Centurion

À primeira vista, a lua Encélado de Saturno, parece bastante insignificante, pois é muito menor que a nossa Lua aqui da Terra, está muito distante e completamente coberta de gelo.
No entanto, sob sua crosta congelada existe um oceano de água líquida, tornando-a um dos locais mais promissores do Sistema Solar na busca por vida extraterrestre.
“Onde há água, a vida é possível”, disse o astrobiólogo Nozair Khawaja, que lidera uma equipe de pesquisa na Universidade Livre de Berlim. Os experimentos devem começar em breve e visam determinar quais substâncias poderiam se formar em condições semelhantes às de Encélado.
A descoberta da água líquida foi uma sensação
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol, depois de Marte e Júpiter.
“Os cientistas costumavam acreditar que a região além de Marte era inútil para a busca por vida ou por condições para a vida”
explicou Khawaja. Acreditava-se que era fria demais e recebia pouca luz solar.
A descoberta de água líquida em Encélado foi uma boa sensação naquela época. A primeira indicação de um oceano subterrâneo surgiu em 2005, quando vários instrumentos especializados detectaram jatos e fontes de água no polo sul da lua. Ao longo de grandes fissuras na superfície congelada do planeta, vapor d’água e partículas de gelo são expelidos a centenas de quilômetros para o espaço.
Vida ou reações químicas?
As partículas de gelo observadas revelaram moléculas orgânicas pequenas e simples, mas também algumas grandes e complexas, compostas à base de carbono. “Pela primeira vez, encontramos moléculas orgânicas muito grandes em um oceano extraterrestre”, explicou Khawaja. Isso pode indicar atividade biológica em Encélado.
Como alternativa, as moléculas podem ter sido formadas por meio de reações hidrotermais. No laboratório, Khawaja e sua equipe pretendem simular as condições do oceano subterrâneo de Encélado e reproduzir o que pode estar acontecendo nas profundezas sob a camada de gelo. Mas o que significaria se fosse realmente encontrada vida em Encélado?
“A descoberta de vida microbiana extraterrestre aumentaria as esperanças de que vestígios de vida também possam existir em outros lugares do universo, e de que possam existir condições onde a vida semelhante à humana seja possível ou possa ser estabelecida no futuro”
acredita Khawaja.
Para os fãs de ficção científica, o cientista traz uma notícia um pouco decepcionante. A busca está focada em formas de vida simples, como bactérias. A ideia de homenzinhos verdes habitando Encélado é algo que as pessoas terão de deixar de lado, disse Khawaja. “Não estamos procurando algo que se pareça conosco, com dois olhos, um nariz e braços.”
Artigo encontrado no site da agência de divulgação científica estadunidense Phys.org (originalmente publicado em 29/08/2025)
Link para acesso ao original: https://phys.org/news/2025-08-life-saturn-moon-chance.html




Comentários